Sente dor nas costas na gravidez? Veja quais as causas!
O aumento do peso durante a gravidez é um processo natural do corpo para adaptar e suportar o peso do bebê, aumento do útero, a placenta, entre outros fatores, e isso pode causar a dor nas costas. Estudos apontam que cerca de 50 a 70% das gestantes terão dor nas costas na gravidez.
Embora seja raro, a dor nas costas que não alivia com o repouso e permanece constante e/ou junto de outros sintomas, pode indicar algo mais grave e, por isso, não deve ser ignorado.
Portanto, se quiser entender mais sobre dor nas costas na gravidez e quais os fatores que indicam quando ela deixa de ser normal durante a formação do bebê, continue lendo nosso artigo. Boa leitura!
É normal sentir dor nas costas na gravidez?
Sim. A grávida ganha peso durante a gestação por conta do aumento do útero, o peso do bebê, placenta, etc., e tudo isso força as costas, especialmente, a partir do terceiro trimestre. Além disso, o próprio preparo do corpo para o parto pode deixá-lo mais sensível.
O terceiro trimestre refere-se do 7º ao 9º mês de gestação e é a fase em que o bebê acumula mais gordura e ganha peso, gerando desconforto e dor nas costas durante a gestação.
Além disso, conforme o corpo da grávida se prepara para o parto, os ligamentos e músculos da região vão ficando mais flexíveis, para facilitar o processo de expulsão do bebê. Por isso, a parte inferior da coluna fica mais sensível e propensa a estímulos dolorosos.
Além disso, a região torácica (parte superior da coluna), precisa se adaptar ao crescimento das mamas para ter as condições necessárias para fornecer alimento para o bebê. E o corpo reage a esta mudança, aumentando a cifose dorsal.
Sentir dor nas costas na gravidez, devido ao corpo estar se adaptando ao desenvolvimento do bebê, é um sintoma comum e um processo natural – ela é chamada de lombalgia na gestação e é um sintoma esperado pelos médicos. Saiba mais sobre lombalgia!
Caso as dores não passe com o repouso e apareçam de forma intensa e frequente, é preciso conversar com um médico para entender quais podem ser as causas.
Principais causas de dor nas costas na gravidez
Durante a gravidez, o corpo da mulher passa por diversas modificações para fornecer todo o suporte que o bebê precisa para se desenvolver.
De forma resumida, algumas das causas para a dor nas costas na gravidez são:
- Aumento do útero conforme o crescimento do bebê;
- Aumento das curvaturas da coluna para suportar o peso do bebê;
- Aumento da cifose dorsal por conta do crescimento das mamas;
- Alterações nos músculos e ligamentos para preparar o corpo para o parto;
- Realização de movimentos repetitivos no dia a dia que forçam a coluna.
Fatores de risco
Alguns dos fatores de risco que podem causar dor nas costas na gravidez são:
- Doenças na coluna, como a hérnia de disco;
- Tabagismo;
- Ganho de peso;
- Inflamação do nervo ciático;
- Infecção de urina;
- Entre outros.
Quando a dor nas costas vier de forma intensa, como uma pontada ou ardor na parte de baixo das costas e que pode irradiar para a perna, é um dos principais sintomas de uma possível Inflamação do nervo ciático.
Entretanto, no final da gravidez, as contrações uterinas também podem se manifestar como dor nas costas que surgem de forma ritmada e que só irão aliviar após o nascimento do bebê.
Quando começa a dor nas costas na gravidez?
A dor nas costas na gravidez é algo comum, especialmente, a partir do terceiro trimestre (7º ao 9º mês). Este mal-estar pode ser causado por conta das alterações físicas e hormonais que o corpo da mulher sofre ao longo da gestação.
O que fazer para aliviar a dor nas costas na gravidez?
As costas são a parte do corpo em que as gestantes informam sentir mais dor, seja qual for a idade ou características das mulheres.
Selecionamos as principais dicas que podem ajudar a aliviar a dor nas costas na gravidez.
Usar compressa quente
A compressa quente proporciona relaxamento muscular, por isso, em momentos de crises de dor, tome um banho quente direcionando a água para a região onde está incomodando. Uma alternativa é aplicar uma bolsa de água quente nas costas e repousar até aliviar a dor.
Usar almofadas
Apoiar uma almofada entre as pernas para dormir de lado, ou por baixo dos joelhos quando dormir virada de barriga para cima, ajuda a diminuir a pressão nas costas, evitando a dor nas costas.
Cuidado com a postura
Manter a postura adequada e reta é um cuidado importante para se ter durante a gestação e prevenir a dor nas costas.
Fazer massagens
A massagem nas costas e nas pernas ajuda a aliviar a tensão muscular da região. Portanto, faça massagens com cremes hidratantes ou use óleos para aliviar a dor nas costas na gravidez.
Dobre os joelhos
É fundamental não sobrecarregar as costas, por isso, é recomendado às grávidas não carregar e levantar objetos pesados. Apenas caso seja necessário, dobre os joelhos para amenizar a sobrecarga da coluna – um cuidado para se ter, também, nas tarefas do dia a dia.
Alongamentos para coluna
Realizar alongamentos para coluna fornece um alívio imediato na dor nas costas, além de melhorar a saúde da coluna, seja durante a gravidez ou não. Veja dicas de alongamento para coluna.
Deitar de barriga para cima
Uma dica que pode ajudar a prevenir dor nas costas, é deitar de barriga para cima. Essa é uma posição que faz com que as vértebras se acomodem e se alinhem, diminuindo o peso sobre as costas.
Não fique na mesma posição por muito tempo
Principalmente após o terceiro trimestre, é muito importante tomar cuidado, caso precise ficar um longo período de tempo em pé ou até mesmo sentada na mesma posição. Sempre intercale as posições e evite sobrecarregar a coluna.
Praticar exercícios físicos
A prática de atividade física regularmente permite evitar e aliviar a dor na coluna em qualquer período da vida. Realizar exercícios como natação, pilates, caminhada ou a hidroterapia, são opções saudáveis para evitar a dor nas costas na gravidez.
Remédios
Por fim, pode ser necessário tomar um analgésico para aliviar a dor. Por isso, comunique ao médico o que está sentindo e ele irá receitar as melhores opções para aliviar a dor e não prejudicar o bebê, como baixas doses de Paracetamol.
Como evitar as dores nas costas durante a gravidez?
Existem alguns fatores que podem auxiliar a mulher ao longo da gestão para evitar dor nas costas na gravidez. Para isso, é importante:
- Usar cinta de sustentação para a barriga;
- Fazer exercícios e alongamentos para coluna;
- Manter boa postura ao caminhar ou sentar;
- Não ficar na mesma posição;
- Não levantar coisas pesadas;
- Estar dentro da faixa de peso;
- Evitar o uso de salto alto.
Quando a dor nas costas na gravidez se torna preocupante?
A dor nas costas na gravidez não é um sintoma perigoso, sendo uma reação do próprio corpo da mulher ao se adaptar para desenvolver um bebê – como vimos, com o aumento do útero, das mamas, entre outros fatores.
A gestante deve procurar um médico se a dor nas costas for constante e intensa a ponto de impedir a mulher de dormir ou, por exemplo, impedir de realizar outras tarefas básicas do dia a dia.
Entretanto, existem alguns sinais de alerta que indicam quando é fundamental procurar ajuda médica. São eles:
- Dor nas costas intensa e constante;
- Dor nas costas acompanhada de febre;
- Dor nas costas acompanhada de vômito;
- Dor nas costas de apenas um dos lados da coluna;
- Formigamento em uma ou ambas as pernas;
- Ausência de sensibilidade em uma ou ambas as pernas;
- Pernas fracas ou descoordenadas.
Esses sintomas podem indicar, por exemplo, uma infecção urinária, principalmente, em casos de febre, náuseas ou sangue na urina.
Fique atento ao seu corpo durante o período gestacional e consulte um médico ou pronto socorro assim que notar algo fora do comum.
Conte com a Unidade Médica Avançada
Se você estiver com dores persistentes na coluna, ainda mais se ela surgir de forma repentina ou acompanhada de outros sintomas, como uma dor que irradia para as pernas ou vômitos, pode ser que a causa não esteja ligada apenas a gravidez.
A Unidade Médica Avançada possui uma clínica no Itaim Bibi em São Paulo, com profissionais especializados em dor e coluna que oferecem um tratamento humanizado para aliviar e encontrar a causa das dores que impactam a qualidade de vida dos pacientes.
Quer saber mais sobre outras condições médicas? Confira nossos artigos ou navegue pelo site para conhecer os profissionais da Unidade Avançada que vão cuidar da sua saúde.
Data de publicação: