Ícone do Whatsapp

Dor na coluna: quais as suas causas e como cuidar

Sabia que a dor na coluna é uma das principais causas de afastamento do trabalho? Por mais que a dor na coluna seja um sintoma comum, é importante ficar atento com a saúde da sua coluna. Entenda mais sobre a dor na coluna e quais as suas causas.

homem sentado no sofá com expressão de dor por conta de dores na coluna

Segundo pesquisa da OMS, cerca de 80% dos adultos já tiveram ou irão sentir dor na coluna em algum momento da vida. Entretanto, apenas de 2 a 5% da população procuram ajuda médica e possuem um diagnóstico para entender a causa do desconforto. 

Alguns hábitos do dia a dia contribuem para a causa da dor na coluna, como má postura e ficar sentado por um longo período de tempo, causando pressão na região e, consequentemente, causando a dor. Por mais que a rotina force para que fiquemos sentados por muito tempo, é necessário estarmos atento com nossa saúde e impedir que o sintoma se agrave. 

Por isso, caso queira saber sobre o que causa a dor na coluna, quando ela deixa de ser normal e, claro, como se prevenir, siga com a leitura deste artigo. Boa leitura!

Você sabe como é a coluna? 

A coluna é composta por três regiões principais: cervical, torácica e lombar. A região cervical começa abaixo do crânio, passando pelo pescoço, nuca e termina no topo da coluna torácica. A região torácica compõe o tronco e a região lombar fica localizada na porção inferior da coluna, na região da cintura. 

Além disso, a coluna possui curvas conhecidas como lordose e cifose. São quatro curvas no total: lordose cervical, cifose torácica, lordose lombar e cifose sacral, que lhe dão o aspecto de S

anatomia de um esqueleto humano com destaque para a coluna vertebral em laranja
A dor na coluna pode ser causada por diversos fatores e nem sempre é um sintoma de alguma doença, no entanto, é importante estar atento aos sinais que o corpo apresenta.

As curvaturas da coluna existem para dar força e auxiliá-la a suportar a carga da cabeça, da parte posterior e anterior do corpo, e, assim, manter o corpo equilibrado e não pender para frente, nem para trás ou para os lados. Além disso, elas fornecem flexibilidade

Padrões comuns de dor na coluna

A dor na coluna pode ser causada por diversos fatores e nem sempre essa dor é um sintoma de alguma doença, podendo passar sozinha após um período ou com o uso de analgésico recomendado por um médico.

O termo dor na coluna é uma forma genérica usada para expressar a “dor nas costas”. Entretanto, a coluna é composta pelas regiões cervical, dorsal e lombar e, cada região da coluna irá gerar dores em locais distintos do corpo. 

Cervicalgia

A cervicalgia é um tipo de dor que afeta ​​as vértebras cervicais, principalmente, a região de trás do pescoço ou a nuca. É o resultado de uma lesão ou desgaste dos músculos por conta do mau uso. É conhecida popularmente como dor no pescoço e a cervicalgia atinge entre 30 a 50% da população geral. 

Dorsalgia

A dorsalgia é o termo médico para “dor nas costas”. Ela se caracteriza como dor na região torácica, que pode atingir até 12 vértebras da coluna vertebral, sendo suas dores causadas por diversos fatores. A dorsalgia surge, normalmente, como um sintoma, podendo ser causada por traumas na região e maus hábitos do dia a dia. 

Lombalgia 

A lombalgia é qualquer dor que afete a região lombar, localizada na porção inferior da coluna, na região da cintura. De acordo com o INSS (Instituto Nacional de Previdência Social) e a OMS (Organização Mundial da Saúde), a lombalgia é a segunda maior causa de procura por atendimento clínico. 

A região lombar é composta por alguns órgãos, como o rim, por músculos, ligamentos e, por isso, vão existir diferentes causas para este sintoma. 

Qual o motivo da dor na coluna? 

médica examinando um paciente com queixa de dor na coluna em seu consultório
A dor na coluna pode ser causada por diversos fatores, como maus hábitos adquiridos ao longo da vida ou sintoma de alguma patologia.  

A dor na coluna pode ser causada por diversos fatores, por exemplo, por maus hábitos adquiridos ao longo da vida, como: 

  • Contratura muscular, ou seja, o músculo realizar uma contração de maneira incorreta; 
  • Má postura; 
  • Sedentarismo; 
  • Exercícios repetitivos; 
  • Excesso de exercício físico.

Lembra que as curvaturas da coluna servem para dar equilíbrio ao corpo? A palavra equilíbrio é um ponto importante, pois, quando estamos sentados ou andando com uma postura incorreta, implica que estamos desequilibrados. 

E para essa falta de equilíbrio, será necessário um esforço muito maior dos nossos músculos para nos mantermos estabilizados. Esse esforço maior do que o previsto pelo corpo, irá gerar compressões nas articulações e ossos, causando a dor na coluna. 

Além disso, algumas patologias  também podem causar o sintoma nas regiões da coluna: 

Quando a dor na coluna se torna preocupante? 

No Brasil, segundo o Ministério do Trabalho, a principal causa de afastamento do trabalho é por conta de doenças da coluna.  

Em algumas situações, a dor na coluna pode vir acompanhada de alguns sintomas que podem ser um alerta do seu corpo para que procure imediatamente um médico especialista em coluna.

  • Febre;
  • Perda de peso; 
  • Dores que não param com o uso de analgésicos; 
  • Fraqueza nas pernas. 

Sentir dores na região da coluna, como na nuca, tórax e lombar merecem bastante atenção. 

Por mais que a dor na coluna possa passar sozinha com o tempo, caso ela persista por um longo período ou esteja associada com alguns dos sintomas acima, é muito importante procurar um médico especialista em coluna para auxiliar no diagnóstico. 

O que fazer para tratar dor na coluna? 

O tratamento para dor na coluna, normalmente, é tratado com o uso de medicamentos, como analgésicos, em alguns casos com antiinflamatórios. Além disso, pode ser necessário atividades físicas ou fisioterapia para recuperar a força da musculatura. 

Os procedimentos cirúrgicos são um último recurso, usado apenas em casos mais graves que não respondem aos tratamentos citados acima. Entretanto, é um procedimento mais utilizado quando a dor na coluna é um sintoma de alguma doença. 

Como aliviar a dor nas costas? 

Veja algumas dicas para aliviar a dor na coluna em alguma crise que estiver em casa: 

  • Encontre uma posição confortável para se deitar e fique em repouso; 
  • Tome um banho quente ou faça compressas de água morna para auxiliar no relaxamento da musculatura, aliviando a dor e as contraturas musculares; 
  • Faça uma massagem leve no local pode amenizar a dor; 

Além disso, algumas mudanças de hábitos no dia a dia podem te ajudar a prevenir a dor na coluna, como: 

  • Pratique atividades físicas; 
  • Mantenha uma boa postura; 
  • Faça alongamento para aliviar a tensão muscular;
  • Faça alguma atividade na semana que te deixe tranquilo. 

Especialista em coluna em São Paulo  

A dor na coluna é um sintoma comum e muito presente no dia a dia dos brasileiros. A Unidade Médica Avançada em São Paulo conta com profissionais especializados em coluna para entender seu quadro e recomendar o melhor tratamento. 

Por isso, se notar uma dor frequente nas regiões da coluna, é muito importante realizar uma consulta em um médico para verificar a saúde da sua coluna. Em nossa clínica, contamos com uma equipe multidisciplinar competente e humanizada.

Quer saber mais sobre outras condições da medicina? Confira nossos artigos ou navegue pelo site para conhecer os profissionais da Unidade Avançada que vão cuidar da sua saúde. 

Data de publicação: