Ícone do Whatsapp

Cifose e hipercifose: qual a diferença e como tratar esta condição

A cifose é uma curvatura natural da coluna vertebral, presente na região do tórax e na parte inferior da coluna. Entretanto, um paciente que apresenta um aumento excessivo dessa curvatura, ela passa a se chamar hipercifose. Entenda o que causa, seus sintomas e seu tratamento.

imagem 3d de uma postura correta e ruim com a coluna destacada em vermelho

O nosso corpo é composto por curvaturas naturais, conhecidas como cifose ou lordose, e possuem grande importância para manter a nossa estrutura. Entretanto, quando há um aumento pronunciado dessas curvaturas, podemos ter a hipercifose ou a hiperlordose

A hipercifose causa a aparência que conhecemos popularmente como “corcunda” e pode causar dor e afetar pessoas de qualquer gênero ou idade. Ela, ainda, pode acometer o paciente ao nascer ou ser adquirida ao longo da vida. Por isso, é necessário nos manter atentos com a saúde, realizando exames de avaliação postural para garantir a qualidade da nossa saúde. 

Portanto, para entender qual a diferença entre cifose e hipercifose, quais as causas dessa condição e entender se há um tratamento para recuperar a postura do corpo, continue lendo este artigo. Boa leitura! 

Por que a coluna não é totalmente reta?

mulher com dor por conta de má postura enquanto trabalha em casa
O hábito de sentar com má postura pode desencadear a hipercifose, uma condição médica que aumenta a curvatura natural da cifose e causa dor na região.

A coluna vertebral possui curvas conhecidas como lordose e cifose, especificamente, são três curvas: lordose cervical, cifose torácica, lordose lombar e cifose sacral, que lhe dão o aspecto que vemos de S

As curvaturas da coluna existem para dar força e auxiliá-la a suportar a carga da cabeça, da parte posterior e anterior do corpo, e, assim, manter o corpo equilibrado e não pender para frente, nem para trás ou para os lados. Além disso, elas fornecem flexibilidade

O que é cifose?

A cifose é uma condição natural do corpo. Por isso, não é uma doença, mas um termo médico que designa uma curvatura para a frente da coluna e está presente na região do tórax e na porção inferior da coluna, na região sacrococcígea

A cifose possui uma curvatura na região torácica e sacrococcígea projetada para trás. Para ter uma postura correta, é necessário que as curvaturas estejam dentro do grau esperado e saudável.

Qual o grau normal da cifose?

A cifose torácica e sacral como uma condição natural do corpo humano apresenta uma curvatura interna de 20 a 45 graus na coluna cervical. Quando passa dos 45 graus, é chamada de hipercifose.  

O que é hipercifose? 

A hipercifose é uma condição médica em que a cifose ultrapassa o grau de curvatura natural do corpo. O prefixo hiper significa excesso, o que denota o aumento da curvatura da coluna vertebral para fora do corpo, podendo causar dor e desconforto ao paciente.  

Essa condição também é comumente chamada de corcunda, uma projeção da curvatura para trás localizada principalmente na região do pescoço. Para compensar isso, a cabeça, ombro e o pescoço são projetados para frente, o que fornece o aspecto que conhecemos. 

Existem dois tipos de cifose: cifose torácica e cifose sacral. A hipercifose torácica apresenta uma alteração na curvatura da região torácica, na região do pescoço e ombros. Um dos principais sintomas desse tipo de hiperlordose é ter dificuldade em manter o corpo reto. 

Quais as causas da Hipercifose? 

A causa da hipercifose pode ocorrer por conta de diversos fatores, podendo ser uma por alteração na postura ou causada por doenças.

Cifose congênita

A cifose congênita é o tipo que acomete o paciente desde o nascimento, causado por um mal desenvolvimento do feto. Neste caso, é necessário recorrer à cirurgia para não agravar os sintomas estruturais da coluna. 

Cifose postural 

A cifose postural ocorre quando o paciente adquire a hipercifose ao longo de sua vida e é causado, geralmente, devido aos maus hábitos do dia a dia. Nesses casos, as curvas são mais flexíveis e passíveis de serem corrigidas. 

Cifose de Scheuermann 

A cifose de Scheuermann, doença conhecida como osteocondrose juvenil, é uma doença rara que causa uma deformidade na cifose torácica e acomete o paciente na adolescência, durante os períodos de crescimento ósseo. 

Osteoporose

Um tipo de hipercifose pode ser causada pela osteoporose, uma doença que causa perda progressiva de massa óssea, deixando o osso fraco e dando a aparência de uma curvatura na coluna. 

É uma doença mais comum em pessoas de idade, principalmente, em mulheres depois da menopausa. Entretanto, pode afetar pacientes jovens e de ambos os sexos. 

Quais os sintomas da Hipercifose?

homem sentado com má postura trabalhando no notebook em seu escritório
A hipercifose não costuma apresentar sintomas evidentes, sendo a característica principal uma deformidade visível na coluna 

A hipercifose não costuma apresentar sintomas. Portanto, o sintoma mais comum é notar uma deformidade da coluna e mudanças na postura, sentindo dificuldade para manter o corpo reto. 

Além disso, a hipercifose pode causar outros sintomas, como: 

  • Dor nas costas; 
  • Rigidez na coluna; 
  • Fraqueza ou formigamento nos braços; 
  • Fraqueza ou formigamento nas pernas. 

Nos casos mais avançados da hipercifose, quando ela já está bem acentuada, o paciente pode sentir fadiga e dificuldade de respirar. Além disso, pode causar alterações neurológicas, uma vez que os nervos precisam circular pela coluna vertebral.

Diagnóstico 

O diagnóstico da hipercifose é realizado por um médico especialista, a partir de um exame físico. O médico irá realizar a anamnese padrão com o paciente para entender o seu histórico médico, no entanto, o diagnóstico será dado por um exame físico de postura do paciente e a posição da sua coluna. 

O médico irá solicitar outros testes físicos e exames de raio-X para estudar e analisar o quadro mais a fundo, podendo checar o grau de deslocamento da coluna e verificar a gravidade e se há lesões na região. 

A hipercifose tem cura? 

Sim. A hipercifose de causa postural poderá ser tratada com exercícios de posturas e fisioterapia, devolvendo a qualidade de vida do paciente. Além disso, em alguns, será necessário a realização de cirurgia para corrigir a postura.

Tratamento

Para tratar a hipercifose, o médico irá prescrever remédios como analgésicos para tratar a dor e medicamentos específicos se for causada por alguma doença, como a osteoporose. 

O médico irá prescrever sessões de fisioterapia e realização de exercícios físicos de fortalecimento dos músculos, que vão ajudar a melhorar a flexibilidade da coluna. Em alguns casos, principalmente, em crianças e em fase de desenvolvimento, é possível receitar o uso de coletes corretores de postura para remodelar o osso. 

Como vimos, é de extrema importância identificar qual é a causa da hipercifose, uma vez que se essa condição médica estiver associada com o enfraquecimento do osso, o tratamento através da fisioterapia e exercícios físicos não trarão resultados evidentes para o paciente. Nestes casos, o paciente deverá passar por uma cirurgia de correção da coluna. 

Quem tem cifose pode fazer musculação?

Você precisa entender com seu médico e fisioterapeuta como está o seu caso, pois ir a academia pode agravar seu quadro médico e as alterações posturais. É indicado retomar as atividades após o tratamento e o aval do médico. 

Como evitar a Hipercifose?

Exceto o caso da hipercifose congênita, é possível evitar a hiperlordose tendo bons hábitos. Além disso, se atentar a estes pontos pode diminuir dores nas costas e outros desconfortos do dia a dia.

  • Ter cuidado com a postura; 
  • Evitar carregar peso excessivo sem preparo físico; 
  • Mantenha a tela do computador na altura dos olhos; 
  • Se mantenha dentro do peso ideal para sua altura;
  • Realize exercícios. 

A realização de exercícios físicos é uma prática que serve para evitar muitas patologias, não apenas para evitar a hipercifose, por isso, mantenha-se ativo. 

Caso esteja enfrentando dores na coluna ou apresentando uma visível má postura, agende uma consulta com nossos profissionais para podermos te auxiliar no seu quadro. 

Data de publicação: