Ícone do Whatsapp

O que é lordose e hiperlordose? Existe cura para esta condição?

A lordose é um conjunto de curvaturas naturais da coluna para manter o equilíbrio do corpo, enquanto a hiperlordose é uma curvatura mais acentuada, que pode atingir a região cervical ou lombar, causando dor e impactando o dia a dia do paciente. Entenda o que causa, seus sintomas e qual o tratamento.

médico demonstrando a anatomia da coluna cervical para o paciente

É comum no dia a dia não prestarmos atenção na forma como sentamos na cadeira para trabalhar ou, até mesmo, nos momentos de diversão ao sentarmos no sofá para assistir TV ou mexer no celular. Entretanto, esses maus hábitos podem desencadear uma dor nas costas ou no pescoço, principais sintomas de uma lordose acentuada, ou hiperlordose como é o seu termo médico. 

A hiperlordose pode afetar a lombar e a cervical e um dos sintomas mais comuns são a dor nas costas e pode atingir pessoas de qualquer gênero ou idade. Por isso, é necessário nos manter ativos e atentos com a saúde, realizando exames também de avaliação postural e biomecânica para ter certeza de que nossa saúde vai bem. 

Para entender a diferença entre a lordose e hiperlordose, quais as causas dessa condição e qual o tratamento para recuperar a postura do corpo, continue lendo este artigo. E não deixe de acompanhar nossos outros posts para sanar outras dúvidas sobre as principais condições médicas. Boa leitura!  

O que é a Lordose? 

A lordose é uma condição natural do corpo, em que há uma curvatura interna aumentada tanto na região lombar, quanto na cervical. A coluna vertebral tem três curvas: lordose cervical, cifose torácica e lordose lombar que funcionam como equilíbrio para o corpo e lhe dão o aspecto de S. 

desenho 3D exemplificando a coluna vertebral
A má postura pode causar a hiperlordose, uma condição médica que aumenta a curvatura natural da lordose e causa dores na região.

Portanto, as curvas existem para auxiliar a coluna a suportar a carga da cabeça, da parte posterior e anterior do corpo, e, assim, manter o equilíbrio. O nosso centro de gravidade, ou seja, local onde é aplicado a força de gravidade que nos mantém presos ao chão, está em nossa cabeça – quando estamos em pé. Para não nos desequilibrar e pender para frente, nem para trás ou para os lados, existem as curvaturas da coluna vertebral. 

Qual o grau normal da lordose lombar?

A lordose como uma condição natural do corpo humano apresenta uma curvatura interna de 20 a 40 graus na coluna cervical e de 40 a 60 graus na coluna lombar.

O que é Hiperlordose? 

desenho exemplificando a diferença entre uma lordose normal e uma hiperlordose
Lordose natural, a esquerda, e uma hiperlordose, a direita, em que há uma curvatura acentuada para dentro.

A hiperlordose é uma condição médica em que a lordose ultrapassa o grau de curvatura natural do corpo. O prefixo hiper significa excesso, que expressa esse aumento da curvatura da coluna vertebral para dentro do corpo, podendo causar dor e desconforto ao paciente. 

Tipos de hiperlordose

Existem dois tipos de hiperlordose: lordose lombar e lordose cervical. A lordose lombar é o tipo que mais atinge as pessoas e sua característica é fazer com que o glúteo fique arrebitado. 

  • Hiperlordose cervical: apresenta uma alteração na curvatura da região cervical, na região do pescoço e ombros. Um dos principais sintomas desse tipo de hiperlordose é sentir dor ao alongar o pescoço. 
  • Hiperlordose lombar: é o tipo mais comum de hiperlordose. Apresenta alteração da região lombar, fazendo com que a região pélvica se desloque para trás e o abdômen para frente, deixando, portanto, a região glútea “arrebitada”, sua principal característica. 

Quais os sintomas da Hiperlordose?

médico em seu consultório realizando um exame físico no paciente com dor na coluna
desenho exemplificando a diferença entre uma lordose normal e uma hiperlordose

O corpo demonstra alguns sinais que indicam a existência de hiperlordose. Os sintomas mais comuns são:

  • Dores nas costas; 
  • Mudança na postura; 
  • Dificuldades para se abaixar;
  • Dificuldade para carregar pesos;
  • Formigamentos nas extremidades do corpo;
  • Dores no pescoço;
  • Impossibilidade de encostar a coluna no chão; 
  • Fraqueza no abdômen;
  • Perda de equilíbrio.  

Ao sentir um ou mais dos sintomas indicados, é extremamente importante se consultar com um médico especialista em dor para analisar o seu quadro e indicar o melhor tratamento para devolver a qualidade de vida e poder retomar os afazeres do dia a dia. 

Quais as causas da Hiperlordose?

A lordose é um desvio fisiológico, isto é, uma condição natural do corpo. Já a hiperlordose ocorre a partir de uma alteração da anatomia do corpo, podendo ocorrer na região lombar ou cervical e ser causada por doenças genética ou hábitos adquiridos ao longo da vida, como: 

  • Distrofia muscular; 
  • Má postura; 
  • Sedentarismo; 
  • Gravidez; 
  • Trauma na região lombar ou cervical;
  • Hérnia de disco;
  • Obesidade. 

Diagnóstico 

O diagnóstico de hiperlordose é realizado por um médico especialista em dor, a partir de um exame físico minucioso. O médico irá realizar uma anamnese padrão para entender o histórico médico do paciente, mas o diagnóstico será feito pela postura do paciente e a posição da sua coluna. 

médico estudando uma peça de coluna cervical
O diagnóstico da hiperlordose é feito, principalmente, através do exame físico, em que o médico avalia a postura do paciente.  

O médico verificará a postura do paciente de frente, de lado e de costas, de forma minuciosa, tendo uma visão geral da posição da coluna. Além disso, ele pode solicitar outros testes, como a verificação da mobilidade dos quadris, espasticidade muscular e solicitar exame de raio-X para entender mais a fundo o quadro, permitindo verificar o grau de deslocamento da coluna e averiguar possíveis lesões na região antes de seguir com o tratamento. 

A hiperlordose tem cura?

A condição médica de hiperlordose tem cura e deve ser tratada por um médico especialista para entender qual a causa para o aumento da curvatura da lordose. A hiperlordose de causa postural poderá ser tratada com exercícios de posturas, devolvendo a qualidade de vida do paciente. 

Tratamento

Para o tratamento da hiperlordose, o médico irá prescrever sessões de fisioterapia e realização de exercícios físicos de fortalecimento dos músculos, como natação ou pilates, exercícios que vão movimentar e exercitar a região da coluna. Pode ser necessário, também, o uso de coletes ortopédicos e o tratamento através da reeducação postural global, ou RPG, em que é otimizado a postura e evita possíveis deformidades. 

Entretanto, como vimos, é de extrema importância identificar a causa da hiperlordose, pois se essa condição médica estiver associada com o enfraquecimento da musculatura causada pela distrofia muscular, o tratamento através da fisioterapia e exercícios físicos não trarão resultados evidentes para o paciente. Nestes casos, o paciente deverá passar por uma cirurgia de correção da coluna. 

Como evitar a Hiperlordose?

Para evitar a hiperlordose e, consequentemente, diminuir dores nas costas e na região cervical, se atente aos pontos a seguir e veja o que você já consegue alterar no seu dia a dia: 

  • Cuidar da postura; 
  • Realização atividades físicas; 
  • Evite carregar peso excessivo sem ter preparo físico; 
  • No trabalho, mantenha a tela do computador na altura dos olhos; 
  • Faça pausas durante o trabalho; 
  • Mantenha o peso ideal para sua altura; 
  • Faça exercícios de alongamento; 
  • Tenha uma cadeira com apoio de cabeça. 

A realização de exercícios físicos é uma prática que serve para evitar muitas patologias, não apenas a hiperlordose, por isso, mantenha-se ativo e 

Caso esteja enfrentando dores na coluna ou apresentando má postura, agende uma consulta com nossos profissionais para podermos te auxiliar no seu quadro. 

Data de publicação: