Dor no cóccix: quais os principais sintomas e o que fazer?
O cóccix é o último osso da coluna, localizado logo abaixo do sacro. A dor no cóccix é uma queixa bastante comum nos consultórios médicos e pode ter muitas causas. Saiba mais sobre esta condição, como é realizado o diagnóstico e qual o melhor tratamento.
No dia a dia, é comum ficarmos sentados em uma mesma posição por horas, seja por conta do trabalho ou em momentos de entretenimento, como ao assistir filmes ou jogar online. No entanto, estes hábitos são uma das principais causas para a dor no cóccix.
Sentir dor no cóccix se tornou uma queixa comum nos consultórios médicos, devido a essas mudanças de hábitos que vêm ocorrendo nos últimos anos. Esta condição acomete, geralmente, mais mulheres e pode atingir tanto jovens quanto pessoas de mais idade.
Portanto, se quer saber mais sobre as principais características da coccidina, quais as casas e como ocorre o processo de tratamento com o paciente, siga com a leitura do nosso artigo. Boa leitura!
Afinal, o que é coccidínia?
A dor no cóccix ou coccidínia, ou ainda coccigodinia como também é conhecida, é uma inflamação na região do cóccix. Ela está associada a uma dor e sensibilidade na ponta do cóccix, região que fica entre as nádegas. Essa dor normalmente pode ser incômoda e atrapalhar o sono.
A região sacrococcígea, os últimos ossos da coluna, são envoltos por ligamentos e músculos que podem inflamar e acarretar em dor no local. Essa condição pode ser causada por diferentes fatores e pode dificultar muito as tarefas simples do dia a dia, em especial, se precisar ficar sentado.
Esta condição, portanto, impacta diretamente a qualidade de vida, causando desconforto ao realizar até mesmo tarefas que sejam de descontração, sendo de extrema importância uma visita a um médico especialista em dor.
Onde fica o cóccix?
O cóccix é um osso (área destacada em vermelho na foto) que fica localizado logo abaixo do sacro e do conjunto das quatro últimas vértebras da região lombar. É um osso pequeno, sendo uma das menores estruturas presentes no corpo humano, possui um formato curvo parecido com a letra V.
Nessa região, também estão conectados a ele alguns músculos e ligamentos, que são os causadores da inflamação local. O cóccix é responsável por auxiliar, juntamente com o quadril, a equilibrar o peso do corpo e ajudar na movimentação.
Sintomas de coccidinia
Os sintomas da dor no cóccix podem ser passageiros, por exemplo, se for causado por uma queda, pancadas na região ou por permanecer sentado durante um longo período. Entretanto, se a dor persistir por mais de uma semana é recomendado procurar um médico especialista que auxilie no tratamento da dor.
A coccidinia pode causar sintomas como:
- Dor ao se movimentar;
- Febre;
- Inchaço local.
O que causa a dor do cóccix?
A coccidínia pode surgir após traumatismos, esforços na coluna ou ao passar muito tempo em uma mesma posição, como ao andar de bicicleta ou trabalhar em uma mesma posição e em assentos duros e desconfortáveis.
No entanto, em alguns casos, o paciente pode sentir um desconforto que pode perdurar mais do que apenas alguns dias, o que dificulta o dia a dia, impedindo que ele fique sentado ou, até mesmo, de trabalhar.
Entre as principais causas da dor do cóccix estão:
- Traumas (queda ou pancada no local);
- Esforço repetitivo;
- Má postura;
- Instabilidade no cóccix;
- Gestação;
- Hérnia de disco;
- Cisto Pilonidal;
- Obesidade.
Diferença entre inflamação do cóccix e cisto pilonidal
O cisto pilonidal é uma lesão que se desenvolve na região terminal da coluna vertebral, região que fica entre as nádegas. Ele é formado por uma bolsa que pode conter pelos, fragmentos de pele, glândulas sebáceas.
Mesmo tendo uma causa incerta, o cisto pilonidal é gerado por pêlos soltos que inflamam a região sacrococcígea e desenvolve os cistos. Essa condição provoca bastante dor, aumento de volume na região, surgimento de pus ou sangue, tornando-se necessário realizar uma drenagem por um médico para tratar.
Diagnóstico de dor no cóccix
Para diagnosticar a coccidínia, é necessário que o médico realize um histórico médico completo do paciente. Ele irá questionar se ocorreu alguma lesão na região, quando isso ocorreu, além de que, nos casos das mulheres, ele precisa investigar como foi o processo de parto e se está envolvido na dor.
O médico irá solicitar também um exame físico para examinar a área e ver se há algum ferimento ou infecção. Além disso, é possível que ele peça exames, como tomografia computadorizada ou ressonância magnética (RM), ou uma radiografia do cóccix para encontrar algum problema no cóccix mais grave, como uma fratura.
Além disso, a dor no cóccix gera sintomas parecidos com outros diagnósticos médicos como cistos pilonidais, degeneração de discos lombares, tumores da região, entre outros. Por isso, é muito importante averiguar e ter o diagnóstico correto e precoce.
Quais tratamentos para dor no cóccix?
O tratamento da dor no cóccix, geralmente, consiste no uso de anti-inflamatórios para reduzir a inflamação da região. Além de ser indicado o uso de uma almofada terapêutica para diminuir a pressão na área para acelerar o tratamento e ajudar com a dor do paciente.
Além disso, o médico pode recomendar que seja realizado:
- Fisioterapia;
- Mudança de hábitos;
- Aplicação de calor na região;
- Anestésico local;
- Coccigectomia, cirurgia de remoção do cóccix, é indicada apenas em casos mais graves, quando o tratamento não consegue ajudar o paciente com o controle da dor.
Além disso, é possível que leve semanas, ou até vários meses, de tratamento antes que ocorra um alívio da dor.
Medidas para prevenção
Um dos modos de evitar a dor no cóccix, é realizar uma mudança de hábitos imediata em seu dia a dia. Para isso, é preciso compreender quais são as suas necessidades diárias, o que é possível modificar e ficar sempre atento à sua postura, seja para trabalhar ou para realizar atividades simples. Além de, claro, consultar um médico especialista periodicamente para verificar como está a saúde da sua coluna.
Especialista em dor em São Paulo
A dor é um sintoma comum e muito presente no dia a dia dos brasileiros. A especialidade em Clínica da Dor envolve profissionais de diferentes áreas da medicina para tratar as dores do paciente e na Unidade Médica Avançada em São Paulo você encontra profissionais qualificados para tratar a sua dor.
Por isso, em primeiro lugar, se notar uma dor no cóccix após permanecer sentado por um longo período de tempo, é indicado que fique em repouso e deitado de barriga para cima para aliviar a pressão na região.
Após isso, é importante realizar uma consulta em um médico para verificar a saúde da sua coluna. Na Unidade Médica Avançada, você encontra profissionais dedicados ao controle da dor dos pacientes, com o objetivo de averiguar o que está causando o problema e não tratar somente o sintoma.
Data de publicação: