Ícone do Whatsapp

Médico de Dor

A Unidade Avançada: Neuro, Coluna e Dor está localizada no prédio Medical Prime, mesmo prédio que abriga o Hospital Sírio-Libanês do Itaim Bibi em São Paulo, e possui uma ótima estrutura, com profissionais capacitados para oferecer o melhor atendimento aos pacientes. 

Contamos com profissionais dedicados ao controle da dor dos pacientes, atuando através de medicações e procedimentos intervencionistas. Continue lendo para entender melhor sobre a especialidade Clínica da Dor. 

O que é clínica da dor?

Por mais que a dor seja um sintoma comum entre a população, a especialidade em Clínica da Dor ainda é recente. Ela pode envolver profissionais de diferentes áreas da medicina para tratar dores crônicas

A Clínica da Dor, portanto, é um termo médico usado para denominar clínicas e hospitais que tratam pacientes com dores crônicas, sendo o médico de dor a pessoa que seguiu essa especialização.

Nossa Unidade Médica Avançada é composta por especialistas em dor pela SBED (Sociedade Brasileira para Estudo da Dor) e em neurocirurgia pela SBN (Sociedade Brasileira de Neurocirurgia), com ampla experiência médica. 

O nosso objetivo é colocar o paciente no centro e nos aprofundar em seu histórico médico para entender o que está causando o problema e, assim, tratar a causa, não somente o sintoma. 

O que é a dor crônica?

A dor crônica é um tipo de dor recorrente que pode ultrapassar um período de 3 meses, deixando o paciente incapacitado de prosseguir com as tarefas do dia a dia, afetando diretamente sua qualidade de vida. 

Ao contrário da dor comum, ou dor aguda, que desaparece sozinha assim que o corpo se recupera, a dor crônica pode ser sinal de alguma doença ou outra condição, em que se faz necessário um especialista em dor para prescrever o tratamento mais adequado para quebrar o ciclo.

jovem esfregando a parte inferior das costas em sua cama, tentando aliviar a dor. 
As dores crônicas podem afetar a qualidade de vida do paciente, pois a dor não cessa e interfere em suas tarefas diárias, como o trabalho, assim como manter suas relações sociais.

Os pacientes com dores crônicas chegam a um médico de dor, de forma frequente, após já terem feito uma verdadeira romaria em outros médicos, sem nunca terem o seu problema resolvido. 

Quais as principais doenças que o médico especialista em dor trata?

Um especialista em dor é um profissional que estuda para diagnosticar e tratar diferentes doenças que causam dores crônicas. 

Algumas das principais doenças tratadas: 

  • Fibromialgia;
  • Dores na Coluna;
  • Neuralgia do Trigêmeo;
  • Cefaléias (dores na cabeça);
  • Neuralgia do Pudendo;
  • Dores Perineais;
  • Dores Abdominais;
  • Dores Oncológicas (associadas a câncer).

Neurocirurgia no tratamento da dor crônica

Quando o paciente tem dor crônica, junto com um estímulo doloroso, é emitido um sinal de dor dentro do sistema nervoso (SNC) e, ao longo do tempo, esse sinal pode se tornar um processo automático, gerando uma sensação recorrente de dor.

Com o avanço dos estudos, estão sendo desenvolvidas técnicas para interromper este circuito neuronal que causa grande dor no paciente, como a Neurocirurgia Funcional. 

A Neurocirurgia Funcional é uma área dentro da neurocirurgia que se dedica ao cuidado dos circuitos cerebrais, através da neuromodulação. O objetivo é modular de diversas maneiras (elétrica, farmacológica, etc.) os funcionamentos cerebrais anormais. 

Quando procurar um especialista em dor?

Sentir dor de forma recorrente é traumático, portanto, caso sinta muitas dores, sem nem conseguir lembrar quando foi a última vez que não sentiu dor, é recomendado procurar um especialista. Temos neurologistas em São Paulo prontos para entender a causa do seu desconforto.

Se procura um tratamento humanizado entre em contato com nossa clínica de neurologia e marque uma consulta!

Agende uma consulta com nossos especialistas em dor

Data de publicação: