Ícone do Whatsapp

Cisto de Tarlov: o que você precisa saber sobre a condição!

fisioterapeuta em uma consulta com um paciente com problemas nas costas

Quando pensamos em problemas de coluna, muitas vezes nos deparamos com condições médicas mais conhecidas, como a hérnia de disco ou a artrite na coluna. No entanto, existe uma condição menos conhecida, porém igualmente relevante, que pode afetar a qualidade de vida de algumas pessoas: o cisto de Tarlov

O Cisto de Tarlov é uma condição relativamente rara, que afeta principalmente mulheres jovens. Podem ocorrer em 5 a 10% da população e em sua maioria são assintomáticos. Eles são chamados de “achados de exame”, o que significa que eles são encontrados no exame, mas não são a causa dos sintomas que o paciente apresenta. 

Os cistos de Tarlov são geralmente inofensivos, mas podem causar dor entre outros sintomas, dependendo do seu tamanho e localização. Continue lendo este artigo para saber mais sobre o cisto de Tarlov, o que é, causas e como ele pode afetar a qualidade de vida. Boa leitura! 

O que é o Cisto de Tarlov?

O cisto de Tarlov, ou cistos perineurais, é uma condição médica que afeta a coluna vertebral, mais especificamente a região sacral, localizada próxima à base das costas. Formam-se pequenas bolsas cheias de líquido ao redor dos nervos e eles são geralmente benignos, ou seja, não-cancerígenos. 

ilustração da parte inferior da coluna
O cisto de Tarlov são, geralmente, não cancerígenos e assintomáticos.

A formação desses cistos acontece quando há um acúmulo anormal de líquido cefalorraquidiano, que é um líquido importante para proteger o cérebro e a medula espinhal. Quando esse líquido se acumula ao redor dos nervos sacrais, temos o cisto de Tarlov. 

Embora nem todas as pessoas com cisto de Tarlov apresentem sintomas, algumas podem sentir dor lombar, fraqueza muscular e até mesmo problemas no controle da bexiga e intestinos. 

O que causa o Cisto de Tarlov?

A causa exata do cisto de Tarlov ainda não foi totalmente esclarecida, mas existem algumas teorias que podem estar associadas ao desenvolvimento dessa condição. Entre elas são: 

  • Causa congênita  
  • Traumas na região  
  • Alterações degenerativas 

Uma das possíveis causas é que o cisto de Tarlov é que ele pode ser congênito, o que significa que a pessoa pode nascer com uma predisposição genética para desenvolver o cisto de Tarlov. Nesse caso, os fatores hereditários podem desempenhar um papel na sua formação. 

Outra possibilidade é que o cisto de Tarlov seja adquirido ao longo do tempo devido a lesões, traumas ou tensões repetitivas na região sacral da coluna vertebral. Esses eventos podem causar o acúmulo anormal de líquido cefalorraquidiano, formando o cisto.

Além disso, o envelhecimento e as mudanças naturais na coluna vertebral ao longo do tempo também podem contribuir para o desenvolvimento do cisto de Tarlov em algumas pessoas.

Quais são os sintomas do cisto de Tarlov?

Os sintomas do cisto de Tarlov podem variar de pessoa para pessoa, enquanto algumas pessoas podem não apresentar nenhum tipo de sintoma. Mas quando o paciente apresenta sintomas, eles estão relacionados à pressão exercida pelo cisto sobre os nervos na região sacral da coluna vertebral.  

Sendo eles os sintomas mais comuns do cisto de Tarlov:

  • Dor na região lombar
  • Dor nas nádegas
  • Dormência ou formigamento nas pernas
  • Fraqueza nas pernas
  • Dificuldade para andar
  • Dificuldade para controlar o intestino  

Diagnóstico

O diagnóstico do cisto de Tarlov começa com uma avaliação médica, incluindo histórico clínico e exame físico. No entanto, devido à falta de sintomas exclusivos à condição, o cisto de Tarlov é normalmente descoberto acidentalmente durante exames de imagem realizados por outras razões.

ilustração da parte inferior da coluna
O cisto de Tarlov é normalmente descoberto acidentalmente em ressonância magnética realizada por outros fatores.

Para confirmar o diagnóstico, o médico pode solicitar exames de imagem mais específicos, como a ressonância magnética da coluna vertebral, que pode mostrar claramente a presença e a localização dos cistos. Além disso, exames neurológicos podem ser realizados para avaliar a função dos nervos e descartar outras condições com sintomas semelhantes.

Tratamento do cisto de Tarlov

O tratamento do cisto de Tarlov é individualizado e depende diretamente da gravidade dos sintomas e do tamanho do cisto. Em casos com sintomas leves, o médico pode indicar o tratamento conservador com o objetivo de aliviar os sintomas do paciente com medicamentos para controlar a dor e acompanhamento com um fisioterapeuta para fortalecer a musculatura e melhorar a mobilidade. 

Já em quadros mais graves, o médico pode considerar procedimentos cirúrgicos. A drenagem do cisto ou a remoção cirúrgica podem ser opções para reduzir a pressão sobre os nervos e aliviar os sintomas persistentes. 

Portanto, a cirurgia do cisto de Tarlov é reservada apenas para casos mais graves e apenas quando as outras medidas não surtem efeito e o paciente não apresenta melhora. 

Conte com a Unidade Médica Avançada 

O acompanhamento médico é fundamental para acompanhar a evolução do cisto de Tarlov e garantir o tratamento adequado e garantir o cuidado com a saúde das suas costas. Se você está apresentando sintomas parecidos a essa condição, é importante procurar um médico especializado para conversar sobre o seu quadro. 

A Unidade Médica Avançada conta com uma clínica no Itaim Bibi, em São Paulo, com um tratamento humanizado e uma equipe de especialistas em coluna para entender os seus sintomas e devolver a sua qualidade de vida.   

Leia também: 

Data de publicação: