Você sabe o que é a Cefaleia Cervicogênica e os seus sintomas?
Dores de cabeça cervicogênicas são um tipo de dor de cabeça secundária, ou seja, aquelas que são causadas por uma outra condição, como traumas, estresse, doenças da coluna, infecções, entre outros.
A cefaléia cervicogênica é um tipo de dor de cabeça secundária de origem cervical, ou seja, do pescoço, mas a dor acomete a cabeça. Entretanto, o seu diagnóstico, muitas vezes, não é oferecido aos pacientes de forma adequada, pois a origem da causa não é detectada, tratando apenas os sintomas que o paciente apresenta.
Sentir dores de cabeça é um dos problemas mais comuns. Segundo dados médicos, 40% das pessoas sofrem de pelo menos uma dor aguda na região. Já a cefaléia cervicogênica é responsável por 15% a 20% de todas as dores de cabeça e consiste em uma disfunção nos primeiros segmentos da coluna cervical.
Conviver com a dor sem o devido tratamento pode impactar a vida do paciente, pois seu cotidiano é moldado em função da dor que sente. Portanto, se quiser entender mais sobre a cefaleia cervicogênica, como ela ocorre, as principais características e o tratamento, continue lendo este artigo. Boa leitura!
O que é a Cefaléia Cervicogênica?
A cefaleia cervicogênica é um tipo de dor em que o problema se origina do pescoço, no entanto, o paciente sente dores também na região da cabeça. Por isso, a cefaléia cervicogênica é considerada uma dor de cabeça secundária por se originar por problemas da região cervical.
Na maioria dos casos, as dores de cabeça cervicogênicas se desenvolvem em apenas um lado da cabeça, começando na parte de trás da cabeça e/ou no pescoço, irradiando para a frente, podendo ser aguda e pulsante.
Como é a dor de cabeça causada pela Cefaleia Cervicogênica?
A dor causada por uma cefaléia cervicogênica começa no pescoço na parte de trás da cabeça e irradia para a frente da cabeça. Pode ser de nível leve, não intenso, geralmente de natureza não pulsátil, começando no pescoço e se espalhando para as regiões óculos frontotemporais onde geralmente é mais intenso.
As pessoas podem confundir cefaléia cervicogênica com enxaquecas e dores de cabeça tensionais, as quais também podem causar dor no pescoço. No entanto, em alguns casos, o paciente pode não apresentar qualquer sintoma no pescoço, o que pode afetar a realização de um diagnóstico precoce.
O que causa a Cefaléia Cervicogênica?
A cefaleia cervicogênicas resulta de problemas no pescoço e são causadas por problemas com vértebras na parte superior da coluna, especificamente, a vértebra C2-3. Além disso, geralmente a causa de uma dor de cabeça cervicogênica está relacionada ao estresse excessivo no pescoço.
Esta alteração no pescoço pode ser causada, também, por doenças que atingem as vértebras cervicais, como a hérnia de disco, osteoartrose cervical, assim como contraturas, torcicolos e meus hábitos, como problemas com postura do cotidiano e no trabalho.
Resumidamente, a cefaléia cervicogênica pode ser causada por:
- Doenças que atingem vértebras cervicais;
- Trauma cervical;
- Tensão;
- Preocupação;
- Ansiedade;
- Estresse;
- Maus hábitos como má postura;
- Movimentos bruscos do pescoço.
Quais os sintomas da Cefaleia Cervicogênica?
A cefaleia cervicogênica é caracterizada por uma dor de cabeça que apresenta sinais de participação do pescoço e nuca e pode ser identificada através de alguns sintomas, como:
- Dor de cabeça aguda ou intensa;
- Dor cervical ao movimentar o pescoço;
- Dor em um ou ambos os braços ou ombros;
- Redução da mobilidade do pescoço;
- Tontura;
- Rigidez no pescoço;
- Alterações do sono;
- Intolerância a luz;
- Náuseas e vômitos.
Diagnóstico da Cefaleia Cervical
Pessoas que apresentam os sintomas que mostramos de Cefaléia Cervicogênica devem procurar por um médico especializado para realizar um diagnóstico preciso e excluir outras possibilidades que apresentam os mesmos sintomas, como a enxaqueca e iniciar o devido tratamento.
O que fazer quando sentir muita dor de cabeça?
Ao sentir fortes dores de cabeça, de forma frequente ou que aumentam a intensidade e não passam ao tomar analgésicos, por exemplo, é importante procurar um médico. Entre os exames mais indicados para pacientes que apresentam cefaléia cervicogênica estão a tomografia de crânio e a ressonância magnética que dão visibilidade ao especialista sobre o que está causando o problema nesta região.
Tratamento para Cefaleia Cervicogênica
Para o tratamento de Cefaleia Cervicogênica podem ser considerados:
- Analgésicos;
- Anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs);
- Agentes anticonvulsivantes;
- Medicamentos para enxaqueca, como a Amitriptilina.
Muitos pacientes que vão em busca de um especialista para tratar a Cefaleia Cervicogênica terão tentado, por recomendação médica, a utilização de medicamentos analgésicos. E se o método convencional através do uso de medicamentos para dor não demonstrar nenhuma eficácia, o médico poderá seguir para os procedimentos minimamente invasivos.
Este tratamento conta com injeções que são aplicadas aos pacientes e são orientadas por um aparelho de radioscopia digital, ficando internado, com aplicação de anestesia local e sedação.
Alguns dos tratamentos minimamente invasivos presentes para tratar a cefaleia cervicogênica:
- Bloqueios do nervo occipital;
- Bloqueio articular atlantoaxial administrado em C1-C2;
- Bloqueio do ramo medial;
- Bloqueios facetários de C1/C2/C3.
Qual especialista cuida da Cefaleia Cervicogênica?
Caso houver um aumento repentino de dor de cabeça, de forma intensa, é um sinal do seu corpo para buscar atendimento médico. Além disso, caso a suspeita seja de dor de cabeça secundária ou cefaléia cervicogênica, o médico recomendado é um neurologista ou um médico de dor, que é especializado para entender a fundo o quadro do paciente.
Exercícios para Cefaléia Cervicogênica?
Especialistas em coluna concordam com a importância de manter uma rotina de cuidados pessoais e atividade física para pessoas que sofrem com dores no pescoço e na cabeça, como ocorre nos casos de cefaléia cervicogênica.
- Exercícios de resistência e fortalecimento muscular;
- Exercícios posturais que envolvem a coluna cervical;
- Alongamentos;
- Entre outros.
A cefaleia cervicogênica é responsável por 15% a 20% de todas as dores de cabeça e, por isso, é de extrema importância escolher os melhores exercícios com um profissional adequado para não ter o efeito contrário e agravar o quadro.
Neurologista em São Paulo
A neurologia e o médico da dor são especialidades médicas que podem se dedicar ao cuidado dos pacientes com dores na região da cabeça. O neurologista é um profissional especializado e que está constantemente atualizado para oferecer o melhor tratamento ao paciente e curar a causa do problema, não apenas tratar os sintomas.
A Unidade Médica Avançada possui uma clínica no Itaim Bibi em São Paulo, com profissionais especializados em neurologia e neurocirurgia que oferecem um tratamento humanizado para a cefaleia cervicogênica, atuando através de medicações e procedimentos intervencionistas.
Caso tenha passado por algum trauma que afetou a região do ombro, pescoço, braço, mão e ainda sente, procure, assim que possível, orientação médica. Ter o quanto antes o diagnóstico da cefaleia cervicogênica ajudará a melhorar a qualidade de vida!
Quer saber mais sobre outras condições médicas? Confira nossos artigos ou navegue pelo site para conhecer os profissionais da Unidade Avançada que vão cuidar da sua saúde.
Data de publicação: