Laminectomia: saiba mais sobre este tipo de cirurgia de coluna
A dor na coluna lombar atinge cerca de 80% da população mundial, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Diversos são os fatores que desencadeiam este sintoma, principalmente, por conta de hábitos como a má postura, falta de ergonomia no trabalho, ausência de exercícios físicos, entre outros. Muitos desses casos podem ser tratados com a laminectomia.
Para entender como funciona a laminectomia e em quais casos ela é recomendada, continue lendo este artigo. E não deixe de acompanhar nossos outros posts para sanar outras dúvidas sobre as principais condições médicas.
Boa leitura!
O que é a Laminectomia?
A Laminectomia, ou cirurgia de descompressão, é um procedimento cirúrgico das estruturas nervosas da coluna em que se é retirado uma parte da estrutura óssea de uma vértebra chamada lâmina.
O termo laminectomia é derivado das palavras latinas lâminas, que significa placa fina ou camada, e -ectomia, que significa remoção. A cirurgia de descompressão, como o próprio nome sugere, serve para tratar a compressão dos nervos, a partir da retirada da lâmina da vértebra, criando espaço para os nervos que saem da coluna vertebral.
A lâmina, por sua vez, são porções ósseas laminares que tem por objetivo limitar o canal raquidiano, que fica localizado bem no centro da coluna vertebral, na parte posterior. A sua forma irá variar, a partir da vértebra da coluna que a lâmina constitui.
O procedimento é realizado com o paciente sedado e sob anestesia geral e dura, em média, 2 horas. Entretanto, como em qualquer caso de cirurgia, é necessário que ocorra o devido diagnóstico e descarte de outras possíveis doenças, para que o paciente possa realizar a cirugia de forma segura e eficaz.
Quais os tipos de laminectomia?
A laminectomia é um de procedimento cirúrgico, portanto, a cirurgia pode ser realizada em toda a extensão da coluna, como:
- Laminectomia lombar
- Laminectomia cervical
- Laminectomia torácica
Cada tipo de procedimento ajuda a tratar uma doença específica da coluna. Normalmente, ela é sugerida em casos de dores, formigamentos, e fraqueza dos membros superiores ou inferiores.
Em quais casos é realizada a Laminectomia?
A laminectomia pode ser indicada para aliviar sintomas, como dor nas costas e dor irradiante que vai para a perna, além de tratar doenças da coluna, como:
- Hérnias de disco;
- Estreitamentos de canal;
- Fraturas;
- Tumores;
- Infecções.
Por que eu preciso deste procedimento?
As doenças da coluna podem causar sintomas que impactam no dia a dia do paciente, que o procedimento pode ajudar a tratar e devolver a qualidade de vida:
- Dor nas costas;
- Dor que irradia para nádegas;
- Dor que desce para pernas;
- Dormência;
- Formigamento;
- Fraqueza muscular nas costas;
- Fraqueza nas extremidades superiores ou inferiores.
Em nossa clínica no Itaim Bibi, contamos com médicos especialistas em dor, habilitados para realizar este tipo de procedimento. Estamos localizados no mesmo prédio que o hospital Sírio Libanes, com ótima estrutura para oferecer o melhor diagnóstico e tratamento para o seu quadro.
Quais os riscos da laminectomia?
A laminectomia pode causar infecções, danos aos nervos da área, coágulos, perda de sangue, distúrbios no intestino e bexiga, entre outros fatores. O risco de pegar alguma infecção é possível em qualquer tipo de cirurgia, mas, com o avanço da medicina, esse risco não ultrapassa 2%. Já os outros fatores serão específicos de cada paciente e seu quadro.
Síndrome Pós-Laminectomia
Quase 30% dos casos das cirurgias de coluna lombar podem causar uma dor persistente pós-operatória. A Síndrome Pós-Laminectomia é uma dor lombar espinal que persiste no paciente, mesmo após o procedimento cirúrgico. Isso é causado, geralmente, por realizar uma cirurgia na coluna que não era necessária, a partir de algum erro de diagnóstico, ou por conta do paciente ter uma tendência a ter dores crônicas.
Por isso, é de extrema importância contar o auxílio de um especialista para entender o quadro e indicar o melhor tratamento. A Unidade Médica Avançada conta com especialistas em dor em São Paulo com vasta experiência médica para realizar a cirurgia de descompressão.
Diferença entre Laminotomia e Laminectomia
Laminectomia e laminotomia são dois tipos de cirurgias de descompressão da coluna vertebral que envolvem a retirada da lâmina da coluna. Entretanto, a principal diferença entre elas é que a laminectomia tem o objetivo de retirar totalmente a lâmina que reveste a vértebra e a laminotomia realiza uma remoção parcial da lâmina.
Opções Minimamente Invasivas
Em nossa clínica no Itaim Bibi, contamos com profissionais dedicados ao tratamento das doenças da coluna e, hoje em dia, contamos com uma série de procedimentos minimamente invasivos para o tratamento das doenças da coluna. É importante passar por um diagnóstico correto e entender todas as opções de tratamento para escolher a melhor para o seu quadro.
Portanto, caso esteja enfrentando um diagnóstico de alguma doença da coluna ou conheça alguém esteja nessa situação, agende uma consulta com nossos profissionais para podermos ajudar no quadro.
Data de publicação: