Ícone do Whatsapp

Conheça as 12 principais causas de dor no quadril

A dor no quadril é uma condição comum que pode ser causada por várias condições e quanto mais precoce for iniciado o tratamento, menor são as chances de complicações e o paciente tem uma melhora significativa na qualidade de vida.

mulher deitada na maca em uma sessão de fisioterapia com os ossos da região do quadril destacados em vermelho

A dor no quadril pode ser causada por diversos fatores, desde lesões traumáticas até doenças crônicas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a dor no quadril é uma das principais causas de incapacidade física e perda de qualidade de vida em todo o mundo. 

Além disso, a dor no quadril é um problema comum que afeta pessoas de todas as idades. De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 10 milhões de brasileiros possuem artrose do quadril, causando dores e desconforto nessa região.  

Caso queira saber mais sobre o tema, continue lendo este artigo. Nós vamos explicar quais as principais causas que podem desencadear dor no quadril e suas principais características. Boa leitura! 

Principais causas de dor no quadril 

De acordo com o Ministério da Saúde do Brasil, a dor no quadril é uma queixa comum em pessoas com mais de 50 anos, além de que cerca de 1 em cada 4 pessoas dessa faixa etária apresenta sintomas. 

Mas você sabe o que pode causar a dor nessa região? Alguns das principais causas que desencadeiam a dor no quadril são: 

1. Artrite do quadril 

A artrite do quadril é uma condição em que a cartilagem protetora que cobre as extremidades dos ossos do quadril se desgasta, resultando em dor e inflamação na região. É importante procurar orientação médica para obter um diagnóstico preciso e discutir as melhores opções de tratamento para a artrite do quadril.   

2. Hérnia de disco 

A hérnia de disco é uma lesão que ocorre nos discos intervertebrais. Eles são fundamentais, pois atuam como articulações vertebrais, permitindo a flexibilidade da coluna. Isso pode causar dor, formigamento, dormência e fraqueza muscular, além de outros sintomas, dependendo da localização da hérnia e das raízes nervosas afetadas.  

3. Bursite

A bursite ocorre quando as bursas, pequenas bolsas de fluido que amortecem o impacto entre ossos e tendões, ficam inflamadas. Isso pode causar dor e desconforto no quadril.     

 ilustração 3D da anatomia da articulação do quadril do corpo humano
A dor no quadril é uma queixa comum em pessoas com mais de 50 anos, cerca de 1 em cada 4 pessoas dessa faixa etária apresenta sintomas. 

4. Inflamação do nervo ciático

O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano que se origina de diversas raízes nervosas que saem do final da coluna lombar. Os principais sintomas são dores intensas no quadril e se estendem para a panturrilha ou pernas. 

5. Tendinite 

A tendinite é uma inflamação nos tendões e pode ocorrer em diversas partes do corpo, incluindo o quadril. Isso pode causar dor ao realizar atividades físicas que exigem muito esforço do quadril.   

6. Fraturas do quadril 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1,6 milhões de pessoas sofrem fraturas do quadril a cada ano em todo o mundo. Essas fraturas podem ser causadas por traumas, osteoporose, e outras condições médicas. 

As fraturas do quadril podem afetar a qualidade de vida do paciente e limitar a mobilidade, gerar dor e desconforto na região. 

7. Lesões musculares

As lesões musculares podem ocorrer devido a atividades físicas intensas ou a traumas diretos na região, como em acidentes. Isso pode causar dores e desconforto na região do quadril.  

mulher com as mãos na região cintura sentindo dor no quadril
A hérnia de disco lombar é uma das condições que podem causar a dor no quadril

8. Síndrome do impacto femoroacetabular 

A síndrome do Impacto Femoroacetabular (IFA) é uma condição que ocorre quando existe um contato e desgaste entre a cabeça e o encaixe da articulação do quadril. Isso resulta em limitação da mobilidade no paciente e dor no quadril. 

9. Câncer ósseo

O câncer ósseo é uma condição rara, mas que pode afetar o quadril e causar dor intensa e limitação de movimentos da região. Essa condição, geralmente, afeta pessoas mais velhas por conta dos processos naturais do corpo. 

10. Displasia do quadril 

A displasia do quadril é uma condição congênita, isto é, condição presente desde o nascimento da pessoa, que afeta o desenvolvimento da articulação do quadril. Isso pode causar dor no quadril e limitação de movimentos, especialmente em jovens e adultos. 

11. Síndrome do Piriforme

A síndrome do piriforme é uma condição que afeta o músculo piriforme, localizado na região do quadril. Isso pode causar dor na região do quadril e das nádegas. 

12. Osteonecrose

A osteonecrose é uma condição em que há a morte do tecido ósseo devido à falta de suprimento de sangue, o que pode causar dor e limitação de movimentos no quadril.   

Quando a dor no quadril é preocupante? 

médico segurando um exame de imagem mostrando uma lesão no quadril
Os sinais das condições que causam a dor no quadril irão variar de acordo com sua natureza.

Os sinais das condições que causam a dor no quadril irão variar de acordo com a sua natureza. Além disso, sentir dor no quadril pode não ser um sinal de algo grave, no entanto, o corpo pode mostrar alguns sinais que devemos prestar atenção, como:   

  • Dor recorrente na região do quadril; 
  • Dor que se estende a perna e glúteos; 
  • Dificuldade em caminhar;   
  • Dificuldade para subir escadas; 
  • Dor que intensifica ao realizar atividade física; 
  • Rigidez no quadril; 
  • Limitação de movimento da região;  
  • Dor ao ficar sentado ou deitado de lado; 
  • Dor que piora à noite.  

Ao sentir esses sintomas de forma recorrente, é necessário procurar um médico especializado para diagnosticar a causa e iniciar o tratamento adequado.

Sintomas da dor no quadril

Os sintomas da dor no quadril podem variar de pessoa para pessoa e dependem da causa da dor. Alguns dos sintomas comuns incluem: 

  • Dor no quadril;  
  • Dor na região das nádegas;  
  • Inchaço no quadri; 
  • Rigidez e limitação de movimentos no quadril;  
  • Dor que piora ao se movimentar;  
  • Dificuldade para caminhar ou ficar em pé; 
  • Estalo ou clique no quadril ao movimentar.  

Diagnóstico e tratamento 

O diagnóstico de dor no quadril é realizado pelo médico em uma consulta onde realizará um exame físico, para avaliar a dor no quadril e verificar a limitação de movimento do paciente.  

Além disso, pode ser solicitado exames de imagem para visualizar as estruturas do quadril e identificar lesões ou traumas da região.  

Já o tratamento para a dor no quadril depende da causa da dor e pode variar de acordo com a gravidade dos sintomas. Algumas opções de tratamento incluem: 

  • Repouso e imobilização do quadril; 
  • Fisioterapia e exercícios para fortalecer os músculos da região; 
  • Antiinflamatórios e analgésicos para aliviar a dor; 
  • Injeções de corticosteróides.  
  • Cirurgia. 

O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento adequado e eficaz da dor no quadril e, assim, recuperar a qualidade de vida. 

Como prevenir dor no quadril   

As dores do quadril podem ser prevenidas por meio de um conjunto de atitudes, como: 

  1. Cuidar da alimentação;  
  2. Exercícios de fortalecimento muscular;  
  3. Evitar movimentos repetitivos por longos períodos;  
  4. Praticar exercícios de alto impacto com supervisão profissional;    
  5. Praticar alongamentos;   
  6. Ter uma boa postura.  

Caso a dor seja causada por uma doença, você  não conseguirá prevenir a dor, no entanto, deve recorrer a um médico para iniciar o tratamento adequado. 

Quem tem dor no quadril pode correr? 

Tudo depende da causa da dor no quadril. Em geral, se a dor no quadril for causada por uma lesão ou inflamação, como uma fratura ou uma tendinite, correr pode piorar a condição. Por isso, a prática deve ser evitada até que o médico sinalize que está pronto para retornar. 

A Unidade Médica Avançada conta com uma clínica no Itaim Bibi, em São Paulo, com profissionais especializados em dores e cirurgia de coluna, atuando através de medicações e procedimentos intervencionistas. 

Data de publicação: