Ícone do Whatsapp

Conheça as 12 principais causas de dor no quadril

mulher deitada na maca em uma sessão de fisioterapia com os ossos da região do quadril destacados em vermelho

A dor no quadril pode ser causada por diversos fatores, desde lesões traumáticas até doenças crônicas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a dor no quadril é uma das principais causas de incapacidade física e perda de qualidade de vida em todo o mundo. 

Além disso, a dor no quadril é um problema comum que afeta pessoas de todas as idades. De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 10 milhões de brasileiros possuem artrose do quadril, causando dores e desconforto nessa região.  

Caso queira saber mais sobre o tema, continue lendo este artigo. Nós vamos explicar quais as principais causas que podem desencadear dor no quadril e suas principais características. Boa leitura! 

Principais causas de dor no quadril 

De acordo com o Ministério da Saúde do Brasil, a dor no quadril é uma queixa comum em pessoas com mais de 50 anos, além de que cerca de 1 em cada 4 pessoas dessa faixa etária apresenta sintomas. 

Mas você sabe o que pode causar a dor nessa região? Alguns das principais causas que desencadeiam a dor no quadril são: 

1. Artrite do quadril 

A artrite do quadril é uma condição em que a cartilagem protetora que cobre as extremidades dos ossos do quadril se desgasta, resultando em dor e inflamação na região. É importante procurar orientação médica para obter um diagnóstico preciso e discutir as melhores opções de tratamento para a artrite do quadril.   

2. Hérnia de disco 

A hérnia de disco é uma lesão que ocorre nos discos intervertebrais. Eles são fundamentais, pois atuam como articulações vertebrais, permitindo a flexibilidade da coluna. Isso pode causar dor, formigamento, dormência e fraqueza muscular, além de outros sintomas, dependendo da localização da hérnia e das raízes nervosas afetadas.  

3. Bursite

A bursite ocorre quando as bursas, pequenas bolsas de fluido que amortecem o impacto entre ossos e tendões, ficam inflamadas. Isso pode causar dor e desconforto no quadril.     

 ilustração 3D da anatomia da articulação do quadril do corpo humano
A dor no quadril é uma queixa comum em pessoas com mais de 50 anos, cerca de 1 em cada 4 pessoas dessa faixa etária apresenta sintomas. 

4. Inflamação do nervo ciático

O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano que se origina de diversas raízes nervosas que saem do final da coluna lombar. Os principais sintomas são dores intensas no quadril e se estendem para a panturrilha ou pernas. 

5. Tendinite 

A tendinite é uma inflamação nos tendões e pode ocorrer em diversas partes do corpo, incluindo o quadril. Isso pode causar dor ao realizar atividades físicas que exigem muito esforço do quadril.   

6. Fraturas do quadril 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1,6 milhões de pessoas sofrem fraturas do quadril a cada ano em todo o mundo. Essas fraturas podem ser causadas por traumas, osteoporose, e outras condições médicas. 

As fraturas do quadril podem afetar a qualidade de vida do paciente e limitar a mobilidade, gerar dor e desconforto na região. 

7. Lesões musculares

As lesões musculares podem ocorrer devido a atividades físicas intensas ou a traumas diretos na região, como em acidentes. Isso pode causar dores e desconforto na região do quadril.  

mulher com as mãos na região cintura sentindo dor no quadril
A hérnia de disco lombar é uma das condições que podem causar a dor no quadril

8. Síndrome do impacto femoroacetabular 

A síndrome do Impacto Femoroacetabular (IFA) é uma condição que ocorre quando existe um contato e desgaste entre a cabeça e o encaixe da articulação do quadril. Isso resulta em limitação da mobilidade no paciente e dor no quadril. 

9. Câncer ósseo

O câncer ósseo é uma condição rara, mas que pode afetar o quadril e causar dor intensa e limitação de movimentos da região. Essa condição, geralmente, afeta pessoas mais velhas por conta dos processos naturais do corpo. 

10. Displasia do quadril 

A displasia do quadril é uma condição congênita, isto é, condição presente desde o nascimento da pessoa, que afeta o desenvolvimento da articulação do quadril. Isso pode causar dor no quadril e limitação de movimentos, especialmente em jovens e adultos. 

11. Síndrome do Piriforme

A síndrome do piriforme é uma condição que afeta o músculo piriforme, localizado na região do quadril. Isso pode causar dor na região do quadril e das nádegas. 

12. Osteonecrose

A osteonecrose é uma condição em que há a morte do tecido ósseo devido à falta de suprimento de sangue, o que pode causar dor e limitação de movimentos no quadril.   

Quando a dor no quadril é preocupante? 

médico segurando um exame de imagem mostrando uma lesão no quadril
Os sinais das condições que causam a dor no quadril irão variar de acordo com sua natureza.

Os sinais das condições que causam a dor no quadril irão variar de acordo com a sua natureza. Além disso, sentir dor no quadril pode não ser um sinal de algo grave, no entanto, o corpo pode mostrar alguns sinais que devemos prestar atenção, como:   

  • Dor recorrente na região do quadril; 
  • Dor que se estende a perna e glúteos; 
  • Dificuldade em caminhar;   
  • Dificuldade para subir escadas; 
  • Dor que intensifica ao realizar atividade física; 
  • Rigidez no quadril; 
  • Limitação de movimento da região;  
  • Dor ao ficar sentado ou deitado de lado; 
  • Dor que piora à noite.  

Ao sentir esses sintomas de forma recorrente, é necessário procurar um médico especializado para diagnosticar a causa e iniciar o tratamento adequado.

Sintomas da dor no quadril

Os sintomas da dor no quadril podem variar de pessoa para pessoa e dependem da causa da dor. Alguns dos sintomas comuns incluem: 

  • Dor no quadril;  
  • Dor na região das nádegas;  
  • Inchaço no quadri; 
  • Rigidez e limitação de movimentos no quadril;  
  • Dor que piora ao se movimentar;  
  • Dificuldade para caminhar ou ficar em pé; 
  • Estalo ou clique no quadril ao movimentar.  

Diagnóstico e tratamento 

O diagnóstico de dor no quadril é realizado pelo médico em uma consulta onde realizará um exame físico, para avaliar a dor no quadril e verificar a limitação de movimento do paciente.  

Além disso, pode ser solicitado exames de imagem para visualizar as estruturas do quadril e identificar lesões ou traumas da região.  

Já o tratamento para a dor no quadril depende da causa da dor e pode variar de acordo com a gravidade dos sintomas. Algumas opções de tratamento incluem: 

  • Repouso e imobilização do quadril; 
  • Fisioterapia e exercícios para fortalecer os músculos da região; 
  • Antiinflamatórios e analgésicos para aliviar a dor; 
  • Injeções de corticosteróides.  
  • Cirurgia. 

O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento adequado e eficaz da dor no quadril e, assim, recuperar a qualidade de vida. 

Como prevenir dor no quadril   

As dores do quadril podem ser prevenidas por meio de um conjunto de atitudes, como: 

  1. Cuidar da alimentação;  
  2. Exercícios de fortalecimento muscular;  
  3. Evitar movimentos repetitivos por longos períodos;  
  4. Praticar exercícios de alto impacto com supervisão profissional;    
  5. Praticar alongamentos;   
  6. Ter uma boa postura.  

Caso a dor seja causada por uma doença, você  não conseguirá prevenir a dor, no entanto, deve recorrer a um médico para iniciar o tratamento adequado. 

Quem tem dor no quadril pode correr? 

Tudo depende da causa da dor no quadril. Em geral, se a dor no quadril for causada por uma lesão ou inflamação, como uma fratura ou uma tendinite, correr pode piorar a condição. Por isso, a prática deve ser evitada até que o médico sinalize que está pronto para retornar. 

A Unidade Médica Avançada conta com uma clínica no Itaim Bibi, em São Paulo, com profissionais especializados em dores e cirurgia de coluna, atuando através de medicações e procedimentos intervencionistas. 

Data de publicação: