Ícone do Whatsapp

Conheça os principais tratamentos para a Neuralgia do Trigêmeo

A Neuralgia do Trigêmeo é um tipo de dor neuropática que afeta o nervo trigêmeo da face, causando crises breves, mas muito intensas e dolorosas no paciente. Entenda quais são os principais tratamentos disponíveis para tratar esta síndrome.

mulher com as mãos no rosto com uma expressão de dor por conta da neuralgia do trigêmeo

A neuralgia do trigêmeo é uma dor aguda e intensa que afeta o nervo trigêmeo do rosto. A síndrome é conhecida por ser uma das piores dores do mundo e o tratamento da neuralgia do trigêmeo pode ser feito através de medicamentos ou a partir de um tratamento intervencionista. 

Os sintomas da síndrome são descritos como uma dor excruciante e, às vezes, parecida com choque elétrico e pontadas na face. Em 90% dos pacientes, ela é sentida em um lado do rosto e dura poucos segundos. Entretanto, o paciente sofre com várias episódios durante o dia, podendo ficar um intervalo sem crises. 

Se quiser entender mais sobre os tratamentos disponíveis para melhorar os sintomas desta síndrome, siga com a leitura do nosso artigo. Boa leitura! 

O que é o nervo trigêmeo?

ilustração 3d de um nervo humano ativo
Os nervos do corpo são parecidos com fios elétricos e precisam ser protegidos para garantir que realize sua função de forma correta.

O nervo trigêmeo é o principal nervo da face e é responsável por transportar as sensações do rosto para o nosso cérebro. Esta síndrome é um tipo de dor neuropática, ou seja, uma lesão no nervo associado ao cérebro que ocasiona uma falha de comunicação entre as partes do corpo. Uma das resposta do corpo para isto é a dor. 

Os nervos do nosso corpo são como se fossem fios elétricos. E assim como os fios, eles devem ser protegidos com uma camada. O nervo trigêmeo possui uma película protetora chamada “bainha de mielina” que atua para o bom funcionamento da região do corpo. 

Fonte: IFSC/USP

O nervo trigêmeo passa através dos dois lados do rosto e se divide em três ramos: 

  • Nervo maxilar: causa dor na região maxilar, iniciando perto do ouvido;
  • Nervo oftálmico: causa a dor na região frontal, desde a testa, até ao redor do olho; 
  • Nervo mandibular: causa dor na região mandibular até o queixo ou boca. 

A dor da neuralgia do trigêmeo, geralmente, atinge a região da bochecha, nariz ou queixo, correspondente à 2ª e 3ª ramificação do nervo trigêmeo. Ela é descrita como uma dor muito intensa e que atinge apenas um dos lados do rosto. 

Leia mais sobre a Neuralgia do Trigêmeo em nosso artigo que explica o que é e as principais características desta síndrome. 

Qual médico trata a Neuralgia do Trigêmeo?

O diagnóstico da neuralgia do trigêmeo deve ser realizado por um médico especializado em dor ou um neurologista, a partir da avaliação do histórico médico de saúde apresentado pelo paciente e a localização da dor. 

O paciente pode confundir os sintomas e ir atrás de um dentista, por exemplo, e não sentir nenhuma melhora. A procura por um auxílio médico pode vir após um longo período sofrendo com as crises, podendo impactar na efetividade do tratamento. 

Por isso, é importante que um médico especialista seja consultado se estiver sentindo uma dor facial intensa e recorrente para realizar o diagnóstico correto e de forma precoce. 

Como saber se tenho Neuralgia do Trigêmeo?

Ainda não existe um exame específico para identificar a síndrome, entretanto a descrição detalhada que o paciente fornece na consulta com o médico especialista o ajuda a entender o quadro. 

Um dos principais sintomas é uma dor muito intensa no rosto que vem do ouvido e se espalha ao redor do olho, e sobre o rosto, maxilar e queixo. Normalmente, ela afeta um lado do rosto e realizar atos simples como falar, comer e tocar o rosto podem desencadear crises no paciente. 

Diagnosticar a Neuralgia Trigeminal pode ser, portanto, desafiador para o médico, pois ele precisa diferenciar os sintomas de outras condições médicas. Para isso, o médico pode solicitar a realização de exames como uma RM (Ressonância Magnética) ou um Raio-X para verificar se há alguma lesão ou condição mais séria na região. 

Tratamento da Neuralgia do Trigêmeo

A neuralgia do trigêmeo é tratada inicialmente de forma convencional com medicamentos. Estes remédios diminuem os disparos anormais do nervo para o cérebro que respondem com estímulos dolorosos. 

Existem uma série de medicamentos anticonvulsivantes e relaxantes musculares que podem ser utilizados para tratar a síndrome, além de outros métodos mais recentes. Confira a seguir os principais tratamentos disponíveis para tratar a Neuralgia do Trigêmeo

Anticonvulsivantes

Um dos medicamentos mais eficazes para tratar a dor da neuralgia do trigêmeo são os anticonvulsivantes. Os mais utilizados são: 

  • Carbamazepina
  • Oxcarbazepina
  • Topiramato
  • Gabapentina
  • Pregabalina
  • Clonazepam
  • Fenitoína
  • Lamotrigina
  • Ácido valpróico

Eles são recomendados ​​para bloquear os disparos erráticos que o nervo manda para o corpo, disparando sinais de dor como resposta. Portanto, o médico irá analisar o seu quadro e características da dor para entender qual o melhor tratamento. 

mulher com as duas mão no rosto com expressão de desconforto causada pela nevralgia trigeminal
Os anticonvulsivantes são os medicamentos mais eficazes para tratar a nevralgia trigeminal por bloquear os disparos erráticos causados pelo nervo.

Relaxantes Musculares

Os relaxantes musculares podem ser prescritos como uma parte complementar do tratamento para aliviar a pressão que a pulsação da artéria causa no nervo trigêmeo. 

Analgésico 

Os analgésicos são usados de forma complementar no tratamento da Neuralgia do Trigêmeo. Como os episódios são breves, mas recorrentes, os analgésicos comuns não são capazes de aliviar o desconforto do paciente, sendo necessário o uso de outro medicamento em conjunto.

Toxina botulínica 

A toxina botulínica é uma proteína que é derivada da bactéria Clostridium botulinum. Ela é bastante utilizada em procedimentos estéticos e atualmente, está se expandindo para tratar condições dolorosas crônicas

Os estudos da área ainda estão sendo explorados, mas evidenciam que o seu uso é promissor para ser usado de forma complementar ao tratamento convencional da Neuralgia do Trigêmeo. 

Ela é indicada em casos em que os sintomas persistem mesmo com o tratamento convencional e tem alguns benefícios como:  

  • Redução das crises de espasmos musculares (episódios paroxísticos); 
  • Provoca efeito analgésico nos receptores dos neurotransmissores da dor, ou seja, diminui a intensidade da dor. 

Cirurgia 

É uma opção de tratamento apenas em quadros mais graves, quando o tratamento convencional não responde. Um dos procedimentos realizados para tratar esta síndrome é conhecido como Descompressão Microvascular

O médico cirurgião identifica qual é o vaso que está comprimindo o nervo trigêmeo, e o afasta, colocando uma esponja almofadada para manter a pulsação do vaso separada da raiz do nervo e parar a dor e os choques. 

Neuralgia do trigêmeo tem cura?

A neuralgia do trigêmeo não tem cura. É necessário que o paciente receba o tratamento indicado, seja a partir de medicamentos ou cirurgias para controlar os sintomas que a doença acarreta no dia a dia do paciente. 

Especialista em São Paulo

A neurologia e o médico da dor são especialidades médicas que podem se dedicar ao cuidado dos pacientes com a Neuralgia do Trigêmeo. A Unidade Médica Avançada conta com uma clínica no Itaim Bibi, em São Paulo, com um tratamento humanizado e uma equipe especializada e atualizada para tratar esta síndrome. 

Por isso, se você está sentindo dores intensas e constantes na região facial ou possui diagnóstico de Neuralgia do Trigêmeo, é importante conversar com um médico, pois quanto antes o tratamento for iniciado, maiores são as chances de sucesso no tratamento e, assim, conseguir recuperar a qualidade de vida. 

Quer saber mais sobre outras condições médicas? Confira nossos artigos ou navegue pelo site para conhecer os profissionais da Unidade Avançada que vão cuidar da sua saúde.

Data de publicação: