Ícone do Whatsapp

O que é a dor no nervo ciático e suas principais causas?

mulher sentada em sua cama com as mãos na região lombar com dor ciática

A dor no nervo ciático é um problema comum entre os brasileiros. Estudos estimam que até 6% da população sente dor por conta de uma inflamação no nervo ciático. Isso pode ocorrer devido a um problema muscular ou por uma compressão por conta doenças na coluna, traumas, entre outros fatores. 

A dor ciática é um sintoma que impacta a qualidade de vida do paciente. O nervo ciático se inicia na região lombar e desce pelos glúteos e perna. De acordo com uma pesquisa divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2021, a dor na lombar está entre as queixas mais comuns nos consultórios médicos, sendo superada apenas pela dor de cabeça. 

Portanto, a dor no nervo ciático causa dor e desconforto e afetando diretamente as atividades rotineiras dos brasileiros, como manter a organização da casa, trabalho, além de momentos de descanso. É importante entender os sintomas e o seu desenvolvimento para iniciar o tratamento mais adequado. 

Se quiser entender mais sobre a dor no nervo ciático, qual a função dela no corpo, como ela se manifesta e os principais tratamentos disponíveis, continue lendo nosso artigo. Boa leitura!

Dor no nervo ciático

A dor no nervo ciático pode ser provocada por conta de uma compressão, inflamação ou irritação no nervo ciático. Ela, geralmente, afeta as costas, o glúteo e a perna, e apenas de um lado do corpo, podendo ser acompanhada de sintomas de formigamento e queimação nos membros. 

homem de blusa cinza com as mãos na região lombar com dor no nervo ciático
A dor ciática pode ser provocada por conta de uma compressão, inflamação ou irritação no nervo ciático. 

O que é o nervo ciático?

O nervo ciático é o nervo mais longo do corpo. Ele tem origem em raízes nervosas presentes no final da coluna lombar L4, L5, na região sacro S1, S2 e S3 e segue até o pé. 

Os nervos do corpo humano são estruturas parecidas com fios elétricos e são distribuídas pelo corpo inteiro, sendo responsáveis pela comunicação entre as partes do corpo, além da transmissão sensitiva e motora. Por isso, lesioná-lo pode causar dor, desconforto, sensibilidade ou formigamento. 

Onde dói quando o nervo ciático está inflamado?

A dor ciática é resultado de inflamação ou compressão no nervo ciático e a dor pode irradiar da região lombar até os pés, além de limitar movimentos e sensibilidade na região. 

Além disso, os principais sintomas da dor no nervo ciático são:

  • Dor nas costas que irradia para o glúteo ou uma das pernas;
  • Dor que se intensifica ao tossir ou espirrar;
  • Perda de sensibilidade no glúteo; 
  • Perda de sensibilidade na perna; 
  • Dificuldade para caminhar; 
  • Dificuldade em ficar na mesma posição; 
  • Sensação de choques elétricos;
  • Queimação no glúteo ou perna;
  • Fraqueza na perna;
  • Formigamento na perna. 

Causas para dor no nervo ciático 

A dor ciática é, geralmente, causada por conta de uma inflamação do nervo ciático e que pode ter origem por conta de doenças na coluna ou, por exemplo, a Síndrome do Piriforme, que causa uma compressão no nervo ciático através do músculo piriforme, provocando uma reação dolorosa na região. 

Ademais, algumas causas para a dor ciática são: 

  • Hérnia de disco;
  • Protrusão discal; 
  • Alterações articulares;
  • Compressão muscular; 
  • Síndrome do Piriforme; 
  • Estenose de canal vertebral; 
  • Tumores.

Além disso, é bem comum a mulher sentir dor no nervo ciático durante a gestação, pois isso está relacionado ao processo de retenção de líquido causado no corpo e acaba por comprimir o nervo. 

Qual o médico que trata a dor no nervo ciático?

Um médico ortopedista especialista em coluna é o responsável por realizar o diagnóstico e indicar o tratamento, que pode ser indicado tratamento convencional, como medicações anti-inflamatórias, fisioterapia ou até cirurgia em casos mais graves. 

médico em seu consultório analisando as queixas de dor no nervo ciático de sua paciente

Qual exame para diagnosticar o nervo ciático inflamado? 

O diagnóstico da dor ciática pode ser realizado pelo médico em seu consultório. Ele irá realizar uma anamnese para entender o histórico pessoal e médico do paciente e pedir para que o mesmo se deite de barriga para cima na maca e levante uma das pernas. 

Caso o paciente sinta dor ou sensação de formigamento ao realizar o movimento, o teste indica uma compressão ciática. Além disso, o médico pode solicitar exames de imagem para garantir o diagnóstico, como o raio X e ressonância magnética. Assim, isso o ajuda a identificar o que está comprimindo o nervo ciático e indicar o tratamento mais adequado.  

Caso o resultado dos exames mostre que a coluna esteja saudável e sem alteração, a causa da dor ciática pode ser somente muscular e o tratamento é simples.

O que fazer para aliviar a dor no nervo ciático? 

Para tratar a dor no nervo ciático, é imprescindível que o paciente consulte com um médico especialista e ele forneça o melhor tratamento. O tratamento da dor no ciático pode envolver: 

  • Analgésicos;
  • Anti-inflamatórios;
  • Sessões de fisioterapia; 
  • Cirurgia. 

O excesso de peso, sedentarismo, falta de ergonomia, além de ficar horas sentado na mesma posição influenciam o alinhamento da coluna vertebral, podendo causar lesões na região, causando dor. 

Por isso, mais importante que o tratamento é a prevenção. Corrigir a má postura e evitar maus hábitos no dia a dia, além de realizar atividades de alongamento antes de atividades físicas podem auxiliar na saúde da coluna. 

A Unidade Médica Avançada conta com uma clínica no Itaim Bibi, em São Paulo, com profissionais especializados em ortopedia e especialista em dor com um tratamento humanizado, atuando através de medicações e procedimentos intervencionistas. 

Por isso, se você estiver com sintomas como dor na coluna, dor que se espalha para braços ou pernas, dormência ou formigamento é muito importante se consultar com um médico especialista para garantir o diagnóstico correto e iniciar o melhor tratamento. 

Quer saber mais sobre outras condições médicas? Confira nossos artigos ou navegue pelo site para conhecer os profissionais da Unidade Avançada que vão cuidar da sua saúde. 

Data de publicação: