Artroplastia Cervical: alivie a dor da Hérnia de Disco
A Artroplastia Discal ou uso de disco artificial é uma técnica moderna para tratamento de problemas da coluna cervical, como a Hérnia de Disco. Saiba mais sobre o procedimento, em que casos ela é recomendada e o como é o pós-operatório.
Pessoas com hérnia de disco cervical costumam apresentar dores que parte da coluna cervical e envolve os braços, pescoço, os ombros e a parte superior das costas. A hérnia de disco cervical pode ser tratada, em 90% dos casos, apenas com medicamentos, mas em casos mais graves existe a Artroplastia Cervical.
A Artroplastia Cervical é um procedimento indicado para casos de hérnia de disco cervical que não melhoram com um tratamento convencional. Nesses casos, é colocado um disco artificial no lugar do disco danificado, no entanto, se ele não for bem colocado, ele pode se mover ou sair do lugar.
Portanto, se você quer saber mais sobre o procedimento de Artroplastia Cervical continue lendo este artigo. Vamos mostrar quais os principais casos em que é recomendado o procedimento e como é o pós-operatório. Boa leitura!
O que é Artroplastia Cervical?
A artroplastia cervical é um procedimento cirúrgico que substitui um disco danificado ou degenerado por um disco artificial que tem por objetivo preservar o movimento do pescoço. É indicada para pacientes que tem doença degenerativa do disco ou hérnia de disco na coluna cervical.
Portanto, a substituição do disco cervical é uma operação realizada na coluna cervical, na região do pescoço e é usada apenas quando o paciente apresenta compressão medular com algum déficit neurológico e o tratamento à base de medicamentos não apresentará nenhum resultado positivo na melhora do paciente.
Para quem é indicado a Artroplastia Cervical?
A Artroplastia Cervical é indicada em casos de hérnia de disco na coluna cervical ou doenças que apresentam degeneração dos discos, e que o paciente não apresenta nenhuma melhora a partir do tratamento através de medicamentos.
A hérnia cervical gera uma crise em que o paciente sente dor que se origina na parte de trás do pescoço e pode se estender pelos braços e mãos. Além disso, em casos mais graves, a hérnia comprime a medula espinhal e pode causar comprometimento neurológico, afetando os movimentos e a sensibilidade dessa região.
Caso tenha tido uma crise de hérnia que já foi tratada com medicamentos, mas depois de alguns meses ou anos teve outra, a Artroplastia Cervical pode ser uma das soluções para tratar a dor.
Seja qual for o seu caso, é necessário conversar com um médico especialista em coluna para realizar um estudo do seu histórico médico e realizar exames de imagens para garantir um diagnóstico correto e entender se a artroplastia cervical é o mais recomendado.
Como é realizada uma artroplastia cervical?
A substituição do disco cervical por um disco artificial é um procedimento minimamente invasivo, realizado por meio de uma pequena incisão na parte frontal ou pela parte de trás do pescoço, dependendo da localização da lesão.
Portanto, uma pequena incisão é feita na parte frontal do pescoço, geralmente com 3 a 4 centros de comprimento e, por isso, a dor pós-operatória é mínima.
Quando a cirurgia na coluna cervical é realizada pela parte da frente do pescoço, é necessário retirar o disco cervical, porque esta é a única maneira de realizar a troca dos discos. Se o procedimento for feito por trás do pescoço, retira-se a parte danificada para gerar a descompressão do nervo e, assim, adicionar o disco artificial.
O procedimento exige anestesia geral e tem duração média de uma hora e meia. O paciente permanece de 1 a 2 dias internado. Além disso, a escolha de implantar um disco artificial é indicada para tratar pacientes com menos de 60 anos.
Riscos da artroplastia cervical
A maioria das cirurgias de artroplastia de disco cervical pode ser realizada com segurança e sem complicações. No entanto, como qualquer procedimento cirúrgico, existem riscos associados tanto ao anestésico, quanto ao procedimento em si.
Como é o pós-operatório de uma artroplastia cervical?
Este é um procedimento muito comum. A cirurgia é bem tolerada pela maioria dos pacientes, sendo a média de internação de 1 dia e o procedimento é realizado sob anestesia geral.
Durante a recuperação é muito importante ter muito cuidado com a região do pescoço, por isso, evite movimentos repetitivos e rápidos com o pescoço, levantar objetos minimamente pesados ou até mesmo subir escadas.
É comum sentir dor de garganta e desconforto ao engolir, mas isso se estabiliza em 2-3 dias. Além disso, pode ocorrer alguns dos seguintes sintomas após a cirurgia, que geralmente melhoram em 1 a 4 semanas:
- Dor de pescoço
- Formigamento no braço ou na mão;
- Mudança temporária na voz;
- Dor de garganta;
- Dificuldade para engolir.
Durante o período pós-operatório você deve fazer o mínimo de esforço possível, por isso, deixe comidas prontas ou chame alguém para auxiliar nas coisas pequenas do dia a dia.
Além disso, acompanhamento com fisioterapieutas podem ser indicadas para os casos em que o paciente sente falta de força ou de sensibilidade. E após a cirurgia eles podem ser recuperados e refinados com a fisioterapia.
Posso fazer exercícios depois da cirurgia na coluna?
Pessoas que já tiveram crises de hérnia de disco devem evitar esportes de contato físico ou atividades físicas de alto impacto por 6 a 12 semanas após a cirurgia. No entanto, só retorne a realizar exercícios e ter uma vida ativa novamente após a permissão do seu cirurgião.
Quais são os exercícios indicados?
Conforme ocorre a sua recuperação, você pode realizar exercícios de baixo impacto, como caminhar, porque isso evita movimentos indesejados por toda a extensão da coluna. Além disso, nadar é uma boa opção, pois a água suportará o peso do seu corpo e suas costas não estarão carregando tanto peso.
FAQ
- Faz mal dormir com o colar cervical?
É indicado o uso de colar cervical à noite em quadros de torcicolo, artrite e artrose, bem como em situações pós-cirúrgicas para auxiliar na recuperação por manter uma postura adequada.
- Hérnia de disco pode causar paralisia?
Sim, uma hérnia de disco pode levar a uma paralisia. Isso pode acontecer em casos em que a hérnia cause uma severa compressão medular ou de um nervo por um tempo prolongado. No entanto, a área de saúde possui muitos recursos para impedir esta possibilidade.
- Quando a hérnia de disco é grave?
A maior gravidade da hérnia de disco cervical é quando ela gera danos neurológicos, como perda de força nos braços e pernas, perda da sensibilidade tátil, dor limitante, perda de equilíbrio e perda do controle urinário e intestinal.
A Unidade Médica Avançada possui uma clínica no Itaim Bibi em São Paulo, com profissionais especializados em coluna e oferecem um tratamento humanizado. Contamos com a opção de cirurgia endoscópica de coluna para oferecer uma recuperação mais rápida e o menos dolorosa possível.
Agende uma consulta
Quer saber mais sobre outras condições médicas? Confira nossos artigos ou navegue pelo site para conhecer os profissionais da Unidade Avançada que vão cuidar da sua saúde.
Data de publicação: