Ícone do Whatsapp

Cirurgia de hérnia de disco: será que ela é perigosa?

mulher sentada em uma cadeira trabalhando no notebook com dores na lombar

A hérnia de disco é um problema comum que, geralmente, melhora com tratamento clínico. Dados apontam que 20% da população possui a doença, mas no estágio leve, sendo apenas 1 em cada 10 pacientes que precisarão realizar a cirurgia de hérnia de disco

Entretanto, essa é a doença que mais provoca dores na coluna e diversos são os fatores que podem causar esta doença, como a má postura, sobrepeso e/ou obesidade, falta de exercícios, falta de ergonomia no trabalho, entre outros fatores.

Portanto, se quer entender quando o caso da hérnia de disco precisa de uma intervenção cirúrgica, quais os principais tipos de procedimento disponíveis e como ocorre o processo de recuperação, siga com a leitura do nosso artigo. Boa leitura! 

O que é a Cirurgia de Hérnia de Disco?

A cirurgia de hérnia de disco é um tratamento para corrigir uma lesão causada por uma hérnia de disco, ou seja, quando o disco intervertebral é rompido ou deslocado do centro da coluna vertebral. Esse deslocamento pode comprimir os nervos ou a própria medula óssea. 

A hérnia de disco é um quadro que pode se manifestar em diferentes áreas da coluna, mas ela ocorre com maior frequência na região lombar ou cervical.  

Os discos intervertebral são responsáveis por unir as vértebras da coluna e têm um centro macio, como se fosse gel. Ao seu redor, uma parte formando a parte externa do disco. Portanto, se um disco intervertebral pode ser lesionado, rompendo esse “gel” do centro do disco ou tirando o próprio disco do eixo. 

A hérnia de disco causa uma pressão nos nervos ou, em casos mais graves, pode comprimir a própria medula óssea, causando dor, formigamento e, até mesmo, fraqueza nos membros, podendo assim, necessitar de uma intervenção cirúrgica. 

Esse tipo de cirurgia é coberta pelo Sistema Único de Saúde (SUS), assim como pelos planos de saúde. 

Quais os principais tipos de cirurgia de Hérnia de Disco?

A cirurgia da hérnia consiste em realizar um corte na pele do paciente com o objetivo de chegar na coluna vertebral e realizar o procedimento para a descompressão do nervo, devolvendo a estabilidade da coluna. 

Seja uma hérnia de disco dorsal, lombar ou cervical, a incisão será feita em lugares diferentes e cada uma necessita de técnicas cirúrgicas distintas. Confira quais são os principais tipos de cirurgias disponibilizadas. 

Infiltração na coluna 

A infiltração na coluna não é uma cirurgia. Os casos de hérnia de disco menos grave podem ser tratados com esse procedimento que consiste na injeção de medicamentos em pontos da coluna para controlar a inflamação e os sintomas da doença. 

Esse é um procedimento com duração média de 30 minutos e o paciente é liberado logo após o tratamento para retomar suas atividades.  

Microdiscectomia 

É o procedimento cirúrgico mais utilizado nos casos de hérnia de disco lombar. A cirurgia é realizada através de uma pequena incisão na região lombar seguida de dissecção até a coluna vertebral. Depois, o médico retira um fragmento ósseo da vértebra lombar, procedimento conhecido como laminectomia, por onde é retirado a hérnia de disco. 

Todo o procedimento é realizado com o paciente sob anestesia geral e é utilizado lupas cirúrgicas ou microscópio. O paciente tem rápida recuperação e com curto período de internação com duração, em média, de 2 dias. 

disco lombar humano artificial com hérnia de disco em um fundo branco
A cirurgia de hérnia de disco é recomendada em casos mais graves quando o tratamento convencional não é capaz de aliviar o quadro do paciente. 

Artrodese Cervical 

A Artrodese cervical se trata de um procedimento cirúrgico na região do pescoço onde duas ou mais vértebras da coluna cervical são fixadas, tornando possível a estabilização da região. 

Essa fixação permite que seja formada uma ponte óssea, garantindo que não haja movimentação e, consequentemente, alinhando as vértebras com um espaçamento adequado, que traz a estabilização na coluna cervical e reduz a dor.

Artroplastia Cervical 

A artroplastia do disco cervical é um procedimento cirúrgico que substitui um disco intervertebral lesionado por um disco artificial projetado para preservar o movimento do pescoço ou uso de disco artificial. Se trata de uma técnica moderna para tratar problemas na coluna cervical, como a hérnia de disco cervical. 

Cirurgia Endoscópica

A cirurgia endoscópica é uma das técnicas mais modernas de intervenção assistida por vídeo. Ela causa mínima agressão aos tecidos do corpo, com uma incisão média de 1 cm, causando menos sangramento e, consequentemente, com uma maior rapidez na recuperação. 

Ela é comumente feita em hérnias lombares, mas pode ser realizada em alguns casos de hérnia cervical. 

Quando é indicada a Cirurgia de Hérnia de Disco?

A cirurgia da hérnia de disco é indicada ao paciente que não está respondendo ao tratamento convencional, em que se é observado: 

  • Dores intensas e progressivas; 
  • Perda de força dos membros; 
  • Perda do controle urinário intestinal (síndrome da cauda equina). 

O procedimento é perigoso?

Os riscos da cirurgia da hérnia de disco diminuíram com o avanço da tecnologia. O risco de pegar alguma infecção é possível em qualquer tipo de cirurgia, no entanto, esse risco não ultrapassa 2%. E quanto menos invasiva, menor a chance de o paciente sofrer com hemorragias, entre outras reações adversas.

Quanto tempo dura a cirurgia de hérnia de disco?

O procedimento cirúrgico convencional de hérnia de disco lombar dura, em média, de 1 a 2 horas. Já na hérnia de disco cervical, o procedimento dura em torno de 2 horas. O tempo de internação pode variar de 1 a 5 dias, dependendo do quadro do paciente. 

Qual o tempo de recuperação de uma cirurgia de hérnia de disco? 

No período de recuperação, o paciente precisa realizar sessões de fisioterapia para se fortalecer e recuperar os movimentos de forma mais rápida. O paciente consegue voltar para sua rotina com tarefas leves entre 5 a 10 dias após a cirurgia. Já para retornar aos exercícios mais pesados, como academia, leva em média 30 dias. 

A cirurgia cura a Hérnia de Disco? 

Sim. A cirurgia é a única forma de curar a hérnia de disco, em que é removida a parte do disco que está sendo pressionada na coluna vertebral. No entanto, ela é recomendada apenas quando o tratamento convencional não surte efeito no paciente. 

homem com expressão de dor sofrendo com hérnia lombar
A cirurgia é a única forma capaz de curar a hérnia de disco

Cirurgia de coluna em São Paulo 

Hoje em dia, existe uma série de cirurgias minimamente invasivas, como a endoscopia de coluna, para o tratamento das hérnias lombares e alguns tipos de hérnia cervical. 

A endoscopia de coluna conta com o benefício de ter uma rápida recuperação, por conta de seu procedimento ser menos agressivo, ter um corte muito pequeno que os procedimentos tradicionais. 

A Unidade Médica Avançada conta com uma clínica no Itaim Bibi, em São Paulo, com profissionais dedicados ao tratamento da hérnia de disco. Além da endoscopia da coluna, contamos com outros procedimentos, como bloqueios na coluna, infiltrações na coluna e cirurgias na coluna. 

Se você está com dores intensas e progressivas na lombar ou cervical, ou se possui diagnóstico de hérnia de disco mas ainda sente dores, é importante conversar com um médico especializado para garantir um diagnóstico correto e analisar se é necessário o procedimento cirúrgico no seu caso.

Quer saber mais sobre outras condições médicas? Confira nossos artigos ou navegue pelo site para conhecer os profissionais da Unidade Avançada que vão cuidar da sua saúde. 

Data de publicação: