Ícone do Whatsapp

Neuropatia diabética tem cura?

Veja tudo sobre a doença!

Dentre as complicações microvasculares, a neuropatia diabética apresenta maior prevalência, levando a maiores taxas de internações hospitalares, amputações não traumáticas e incapacidade.

Por isso, fique sempre de olho nos sintomas, principalmente se o paciente possui diabetes. Para saber como prevenir, o que é a neuropatia diabética e todo processo de tratamento, é só continuar a leitura.

Confira!

O que é neuropatia diabética?

A neuropatia diabética, como o nome indica, é uma das complicações da diabetes. Essa neuropatia caracteriza-se pela degeneração progressiva dos nervos, gerando:

  • Maior sensibilidade nos pés e mãos
  • Dor, principalmente nas extremidades (pés e mãos)

Há casos em que o desenvolvimento da neuropatia diabética é lento, portanto, o paciente não sente muitos sintomas inicialmente. É com o tempo que formigamentos, dores em extremidades e sensação de queimação surgem.

O que provoca a neuropatia diabética?

A neuropatia diabética é mais comum em pacientes que possuem a doença diabetes e não realizam o tratamento de forma adequada, possuindo níveis de açúcar muito altos no sangue.

Segundo uma publicação na Revista Nature, acredita-se que 26% das pessoas que sofrem de diabetes tipo 2 apresentam neuropatia diabética já no momento em que o diabetes é diagnosticado.

A glicose, resumidamente, seca os vasos. Os vasos periféricos são finos e com a subida abrupta da glicose, esses vasos se fecham, não realizando o envio de nutrientes aos nervos periféricos, causando a morte desses condutores.

Esse processo acontece com todo tipo de neuropatia, incluindo, a neuropatia diabética.
No entanto, não é só com o aumento da glicose que as chances para a doença aumentam ou progridem, mas, também, por meio da elevação de triglicérides, excesso de peso, tabagismo e pressão alta.

Portanto, variações no metabolismo também podem agravar o quadro de danos em nervos periféricos.

Sintomas da neuropatia diabética

A neuropatia diabética pode demorar para se desenvolver, agravando com o aparecimento de novos sintomas. Ainda, essas manifestações são relacionadas a localização da neuropatia, falaremos mais em breve sobre os sintomas de cada uma das especificações.

Desta forma, os principais sintomas da neuropatia diabética, são:

  • Dormência
  • Formigamento
  • Diminuição da energia
  • Diminuição dos reflexos
  • Dor sem causa aparente
  • Perda do controle autonômico
  • Perda de sensibilidade de temperatura
  • Dor excessiva frente a um pequeno estímulo
  • Queimação local, mais comum em dedos (polegar, médio e indicador)

A depender do grau da neuropatia diabética, o paciente pode perder força, pois nesse processo é prejudicado, primeiramente, os músculos sensitivos, causando a perda da sensibilidade nas áreas periféricas, chegando à musculatura motora, ou seja, a dor, força e o formigamento.

O formigamento e dormências nas mão são sintomas similares, por exemplo, a síndrome do túnel do carpo. Por isso, saiba qual o seu caso e como cuidar corretamente!

Data de publicação: